sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projetos sociais de Itaipu serão apresentados na Feira da Paz, na Vila C

A Feira da Paz, que acontecerá nesta sexta-feira (29) e sábado (30), no Conselho Comunitário da Vila C (CCVC), será uma vitrine os programas sociais desenvolvidos pela Itaipu e suas parceiras. Durante o evento, a comunidade poderá conhecer o ônibus-escola do Provopar-Itaipu e as iniciativas voltadas à criança e ao adolescente, como os projetos "Plugados!" e Meninos do Lago.
A visitação à feira começa às 14h de sexta, com apresentação da Banda do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. No sábado, as atividades iniciam às 9h.

O ônibus-escola mantido pelo Provopar e pela Itaipu, que durante a semana serve de oficina para formar cabeleireiras e manicures, será transformado em salão de beleza nos dias de feira. Serão oferecidos serviços de cortes de cabelo e de manicure.

Os agentes culturais do Projeto "Plugados!, Canais Ligados na Cultura", desenvolvido pela Itaipu em parceria com a Casa do Teatro, farão apresentações de teatro e dança e contações de histórias para entreter os visitantes mirins da feira. Os horários da apresentações ainda serão definidos. Hoje, o "Plugados!" beneficia cerca de 400 estudantes e mantém 40 agentes culturais de 10 escolas de Foz do Iguaçu.
Pedro Henrique Gonçalves da Silva, o Pepê, do Meninos do Lago: bom exemplo para outros jovens.

As crianças da Vila C terão também a oportunidade de saber mais sobre o dia a dia de um atleta de canoagem. Os adolescentes do Projeto Meninos do Lago mostrarão como é a rotina de treinos, os preparativos antes de uma disputa e falarão sobre a experiência de vitórias e derrotas. No estande do projeto, a comunidade também poderá ver de perto os barcos utilizados no esporte.


Segundo Marcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral (AS.GB,) a vitrine dos projetos sociais da binacional tem como objetivo "incentivar outros jovens do bairro a participarem do projeto e buscarem uma profissão por meio do esporte", além de mostrar resultados obtidos com os programas.

Palestras

A Feira da Paz é realizada simultaneamente em dez cidades do Paraná pelo Sesi e Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). Em Foz, o evento também terá atividades como palestras sobre builling, maus tratos, hanseníase e tuberculose; emissão dos cartões SUS e do Bolsa Família; orientação sobre correta escovação dentária; vacinação de cães e gatos e distribuição de plantas nativas e de ervas medicinas.

Fonte: JIE

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sobre Rodas Show reunirá 12 marcas de carros e motos para um grande test drive

Para comemorar seu primeiro aniversário a Revista Sobre Rodas reunirá, pela primeira vez em Foz do Iguaçu, as principais marcas de carros e motos para um grande test drive: o Sobre Rodas Show.

O evento será realizado no dia 7 de julho, das 10h às 16h, no GJP Iguassu Resort, localizado na Avenida das Cataratas, 6.845.


Além de pilotar os carros e as motos dos sonhos, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os lançamentos das 12 marcas confirmadas para o Sobre Rodas Show e desfrutar de um coquetel e sorteio de brindes. Serão nove concessionárias de carros: Ford, Honda, Volkswagen, Nissan, Peugeot, Ssang Yang, Effa Motors, Mitsubishi e Citroën, e três de motos: Yamaha, Suzuki e Honda. A intenção além de trazer ao público todas as máquinas de uma única vez é também de promover atividades educativas. “A proposta é propor uma confraternização entre equipe, anunciantes e leitores”, explica Abilene Rodrigues, diretora da revista.

Para Adriane Bordin, diretora de Marketing da Paraguaçu, concessionária Volkswagen em Foz, a proposta do evento é ótima. “A Revista Sobre Rodas conseguiu trazer os amantes do mundo automobilístico junto a sua comemoração de um ano, proporcionando aos leitores a chance de conhecer os principais lançamentos do mercado de forma totalmente interativa, realizando um test drive em cada modelo”, disse.

Segundo Adriane, raramente os clientes possuem tempo de fazer um comparativo com tantos lançamentos à sua disposição. “A Paraguaçu está muito feliz em participar da comemoração de uma revista que divulga o nosso ramo em Foz do Iguaçu com tanta qualidade e credibilidade. Desejamos muito sucesso para toda a equipe Sobre Rodas”, completou.

Sobre Rodas

A Revista Sobre Rodas foi lançada há exato um ano, quando a equipe de jornalistas resolveu propor um veículo de comunicação diferenciado para Foz do Iguaçu, voltado às pessoas que gostam de estar “antenadas” ao mundo automobilístico, bem como contar experiências de viagens, além de uma “pitadinha” de política.

Para tanto, ao longo de 12 edições contou histórias de apaixonados por carros antigos, de gente que adora curtir a vida sobre rodas ou, simplesmente, gosta de automóveis e de motos diferenciados. Levantou algumas questões polêmicas, como a construção do autódromo e a tão esperada trincheira na BR-277. Ressaltou maravilhas iguaçuenses e destacou os avanços que a cidade vem alcançando.

Neste período, entrevistou personalidades como o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu; o jornalista Domingos Meirelles; e também iguaçuenses de berço ou de coração, que no seu dia a dia se dedicam a proporcionar uma vida melhor aos moradores desta terra única, a Tríplice Fronteira — como o advogado Joel de Lima; o vereador Nilton Bobato; o jornalista Gilmar Piolla; e a atriz Arinha Rocha.

“Somente conseguimos chegar até aqui porque tivemos ao nosso lado pessoas que, mesmo antes de a Sobre Rodas ser uma revista, apostaram neste projeto, pois no início ele não passava de uma ideia ousada — empresários que aliaram suas marcas ao nosso produto”, completa Abilene.

Serviço:

Sobre Rodas Show

Dia: 7 de julho

Horário: das 10h às 16h

Local: GJP Iguassu Resort, localizado na Avenida das Cataratas, 6.845.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Com a ajuda da Itaipu, Parque Monjolo será revitalizado

Nesta quarta-feira, às 19h, será assinado o termo de parceria entre Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sanepar e parceiros do Comitê Gestor do programa Cultivando Água Boa para recuperação e revitalização da microbacia do Arroio Monjolo.


A cerimônia acontecerá na Escola Árabe Brasileira e será aberta à comunidade. Estarão presentes o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich; o prefeito Paulo MacDonald; e o diretor da Sanepar, Rodrigo Becker, além de outras autoridades.

Um dos objetivos do evento será apresentar à comunidade do Jardim Central e imediações do Parque Monjolo o projeto desenvolvido pela Câmara Técnica de Bacias Hidrográficas do Programa Cultivando Água Boa, que visa a diminuição dos passivos ambientais do Rio Monjolo e revitalização do Parque Monjolo.

Esta é a primeira fase de uma série de ações para recuperar o Parque Monjolo e o entregar novamente em condições de uso à população.

Fonte: JIE







segunda-feira, 25 de junho de 2012

PT divulga nota sobre golpe no Paraguai

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores manifesta seu total repúdio e condenação ao afastamento do presidente constitucional do Paraguai, Fernando Lugo, legítimo mandatário daquele país.
A direita paraguaia, valendo-se de sua maioria parlamentar, promoveu uma deposição sumária, na qual concedeu ao presidente não mais que duas horas para se defender de um processo de impeachment.

Os setores conservadores paraguaios empreenderam, assim, um verdadeiro golpe de estado, destituindo um presidente eleito soberana e democraticamente pelo povo paraguaio.

O pretexto imediato utilizado para o golpe foi o confronto entre policiais e camponeses, durante ação de reintegração de posse de um latifúndio ocupado por sem-terra. Fala-se em mais de cem feridos, onze camponeses e seis policiais mortos.

A direita acusou o governo Lugo de responsável por incitar a violência, desencadeada pela polícia cumprindo ordem judicial. Mas os indícios todos apontam noutro sentido: o de que este confronto militar foi provocado por agentes estranhos aos camponeses, que vivem num país em que 80% da terra é controlada por 3% da população.

Ademais, qual a situação econômica e social do Paraguai? O país hoje cresce mais do que antes, a população vive melhor do que antes. E a nação guarani tem, sob Lugo, uma respeitabilidade que lhe faltava na época da ditadura Stroessner e de 60 anos de governo colorado.

Por isto, o motivo real do impeachment é outro: impedir uma vitória da esquerda paraguaia, agrupada na Frente Guasu, nas próximas eleições presidenciais marcadas para abril de 2013.

É por isto que a direita paraguaia recusou os apelos de adiamento da decisão e ampliação do prazo de defesa, feitos pelos governos da Unasul por intermédio de seus ministros de relações exteriores. É por isto, também, que a Corte Suprema do Paraguai, controlada pelas mesmas oligarquias que dominam o parlamento, calou-se e na prática avalizou o golpe.

O que ocorreu no Paraguai é de imensa gravidade. Trata-se de um atentado contra a democracia, somando-se a Honduras no perigoso precedente segundo o qual instrumentos jurídicos e expedientes parlamentares são manipulados para espoliar a vontade popular.

O golpe demonstra que certas forças de direita não têm compromisso com a democracia, não aceitam o processo de transformações sociais que está em curso na América Latina e são capazes de lançar mão de qualquer expediente para retomar os governos dos quais, pela vontade do povo expressa diretamente nas urnas, eles foram retirados.

O golpismo não será revertido apenas com palavras. É preciso uma reação latino-americana e internacional firme e dura.

Por isso, além de condenar o golpe, é fundamental que nenhum governo democrático reconheça o mandatário ilegítimo que foi empossado. E é urgente que os organismos da integração sul-americana, especialmente o Mercosul e a Unasul, utilizem-se de todos os instrumentos que estiverem a seu alcance para deter mais esta afronta à ordem constitucional por parte das forças conservadoras em nossa região – inclusive suspendendo imediatamente o Paraguai da condição de país membro até que a normalidade democrática seja restaurada.

O PT considera que a luta para restabelecer o governo legítimo do Paraguai é de todas e todos, e conclama nossa militância a se engajar nas manifestações e protestos que em diversos lugares clamam pela restituição de Fernando Lugo ao governo paraguaio.

Orientamos também nossos parlamentares em todas as casas legislativas a atuar nessa direção, através de pronunciamentos, declarações, moções e outras formas de manifestação de repúdio ao golpe e apoio à democracia paraguaia.

Ao povo paraguaio e ao presidente Fernando Lugo, todo nosso apoio e solidariedade contra o golpe!

Fonte: Diretório Nacional do PT

MEC divulga a lista de aprovados no Sisu do meio do ano

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (25) a lista de candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (veja link ao lado) para 30.548 vagas no segundo semetre em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais.
O período de matrícula dos convocados será aberto na próxima sexta-feira (29) e será estendido até 9 de julho. O Ministério da Educação ampliou o período de matrículas de dois para sete dias úteis.

Lista de aprovados pode ser consultada no site http://sisu.mec.gov.br/selecionados.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Custos do Beira Foz serão apresentados ao Ministro da Justiça

O orçamento preliminar, o detalhamento e o cronograma do “Projeto Beira Foz – Integração, Inclusão e Desenvolvimento” serão apresentados ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

 
Joel de Lima no Programa "Trico", no Canal 10.

O anúncio foi feito por Joel de Lima, durente uma entrevista no programa "Trico", com Patrícia Gonzalez, no Canal 10. Ele disse que o Beira Foz é resultado da vontade de transformar a cidade. É a soma de esforços das três esferas de governo e da comunidade como um todo.

Em abril, uma comitiva de autoridades apresentou, em Brasília, a primeira parte do projeto ao ministro da Justiça e à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na reunião, ficou definido que o Beira Foz seria dividido em três áreas distintas: Justiça e Segurança, Sitemas Viários e, Habitação e Promoção Social. E, desde então, a comissão trabalha para fazer um detalhamento mais elaborado, bem como levantar os custos das obras.

Em abril, comitiva foi recepcionada pelo ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardoso e pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Áreas distintas

A área de “Justiça e Segurança”, coordenada pela Polícia Federal, definiu os locais e como funcionarão as três bases náuticas a ser instaladas ao longo dos rios Paraná e Iguaçu. Elas serão construídas em pontos estratégicos para que toda a extensão dos rios seja monitorada 24 horas por dia permitindo a fácil movimentação dos órgãos de segurança e fiscalização, e também de turistas e da comunidade em geral. Todo o sistema eletrônico será interligado com o da Itaipu Binacional e do Conselho Municipal de Segurança.

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) coordenou o grupo responsável pelo “Sistemas Viários”, o qual fez o traçado dos 34 quilômetros da Avenida Beira Rio, desde a Vila C até o Marco das Três Fronteiras. Entre os levantamentos, os custos da pavimentação de alguns trechos da rodovia, pois apenas parte está asfaltada.

O terceiro grupo, coordenado pela Prefeitura de Foz e Cohapar, fará a apresentação sobre “Habitação e Promoção Social”. Nesses pouco mais de 30 quilômetros haverá áreas destinadas a conjuntos residenciais, praças, restaurantes e hotéis, por isso, existe a necessidade de realocar 2.122 famílias, atualmente, vivendo em 12 pontos considerados irregulares.

O projeto

O projeto que começou a ser elaborado em novembro é resultado de uma parceria entre a Itaipu, FPTI, UDC e 3C Arquitetura e Urbanismo e conta com a colaboração de diversas instituições presentes na região da Tríplice Fronteira. O objetivo é urbanizar e integrar as margens dos rios Paraná e Iguaçu à cidade com a participação das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade. A proposta é melhorar as condições de segurança da fronteira, beneficiar o turismo e o desenvolvimento econômico e social.

Desemprego: Taxa é a menor para maio desde o início da série histórica, em 2002

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recuou de 6% em abril para 5,8% em maio, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quinta-feira (21). Em maio de 2011, a desocupação havia ficado em 6,4%. A taxa é a menor para o mês de maio desde o início da série histórica, em 2002.
A população desocupada somou 1,4 milhão de pessoas, resultado estável na comparação com o mês anterior e baixa de 7,1% em relação a maio de 2011. Já a população ocupada, que atingiu 23 milhões, mostrou alta de 1,2% sobre abril. Frente a maio de 2011, o contingente registrou avanço de 2,5%. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, que chegou a 11,2 milhões de pessoas, não variou diante do mês anterior. Mas, se comparado com maio de 2011, cresceu 3,9%.

Salário

O rendimento médio real dos ocupados ficou em R$ 1.725,60, sem variação sobre abril. Mas, na comparação com maio do ano anterior, os salários médios tiveram aumento de 4,9%.

Fonte: G1

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Gleisi Hoffmann destaca importância do papel feminino na Rio+20


A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse, nesta semana, no encontro “Mulheres e Desenvolvimento Sustentável - O Papel da Comunidade Empresarial”, que o desenvolvimento socioambiental também depende da inclusão da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. “Precisamos permitir o acesso das mulheres a posições de liderança em políticas ligadas às áreas social, econômica e ambiental”, afirmou.

Durante o evento, realizado no Rio de Janeiro, a ministra salientou ainda que a promoção da igualdade de gênero é fundamental para o desenvolvimento sustentável em qualquer lugar do mundo. “E excluir as mulheres da sociedade, do debate público, não é sustentável. Temos que vencer as desigualdades e superar essa barreira social”, salientou.

O encontro também contou com a participação da subsecretária-geral e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

Fonte: Casa Civil

domingo, 17 de junho de 2012

Gleisi Hoffmann autoriza obras no valor de R$ 7,3 milhões no Oeste

Gleis recebe título de Benfeitora do Oeste

A Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, autorizou a construção de três ambulatórios hospitalares no Oeste Paraná. As os obras orçadas em 7,3 milhões beneficiarão 1,2 milhão de pessoas. Esses ambulatórios serão geridos e funcionarão como sede administrativa do Cisi (Consórcio intermunicipal de Saúde do Iguaçu), em São Miguel do Iguaçu; Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa Oeste do Paraná), em Toledo e Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), em Cascavel.

O anúncio foi feito no último sábado (16), na sede da Associação de Municípios do Oeste (Amop), em Cascavel, com a presença de prefeitos, senadores e deputados estaduais e federais. Joel de Lima representou a Itaipu Binacional.
Na solenidade, Gleisi agradeceu a parceria de Itaipu na realização de programas sociais e ambientais na região, inclusive, dois que estão sendo apresentados na Rio + 20. “O Oeste tem sido referência na agricultura e na geração de energia limpa. No Estande Brasil, há vídeos de dois programas do Oeste, o do Biogás (geração de energia a partir de dejetos suínos) e Plantio Direto”, disse a ministra. E completou: “Estamos mostrando ao mundo nossa capacidade gerar desenvolvimento sem tirar nossa riqueza ambiental”

O presidente da Amop, José Carlos Schiavinato, também agradeceu a empresa. “Agora, com o apoio de Itaipu, contamos com uma equipe para elaborar projetos de captação de recursos. Esta ação beneficiará, sobretudo, os pequenos municípios do Oeste”, disse.

Antes da solenidade, a Ministra da Casa Civil participou de uma coletiva

Ações do Governo

A ministra destacou os programas do Governo Federal para desenvolver o Paraná e o país. Uma das prioridades da Presidenta, Dilma Rousseff, segundo Gleisi é preparar os brasileiros oferecendo educação de qualidade, desde as crianças até a população adulta. Uma das ações é a antecipação do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) às novas creches, incluindo as comunitárias. Serão repassados R$ 2,5 mil por criança. “Queremos ampliar o atendimento à creche, como também à educação infantil”.

Outra prioridade de Dilma é preparar e enviar até 2015, 100 mil estudantes a universidades no exterior sem qualquer custo. Este ano já foram 7 mil e outros 13 mil brasileiros devem começar a fazer graduação e pós-graduação nos Estados Unidos ou Europa até o final de 2012. “Prefeitos, incentive os alunos a se inscrever. Basta entrar no site do Ministério da Educação e preencher os dados”, disse.

Crise

Glesi Hoffmann destacou que o Governo Federal tem atuado com grande esforço para evitar a crise. O Programa Brasil Maior desonerou os impostos para evitar o desemprego. “Estamos fazendo um grande esforço para não entrar na crise. Não podemos deixar nossa indústria cair, pois gera emprego. E é o motor da economia”. Segundo a Ministra, as ações têm gerado efeitos positivos. Apesar da crise nos demais países, a taxa de desemprego permanece entre 5,7% e 6%, índices considerados baixos se comparados a Alemanha, por exemplo, que está na casa dos 20% e entre os jovens perto de 50%.

Para o próximo semestre, Dilma lançará outros planos como Linha de Crédito subsidiada de R$ 20 bilhões para investimentos nos estados; Plano de Compras Governamentais; Plano Safra, com crédito para agricultores; Minha Casa Minha Vida Rural bem como a inclusão de novas obras no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Prefeito de Foz, Paulo Mac Donald; Prefeito de Cascavel, Edgar Bueno; Ex-vice Governador do Paraná, Orlando Pessuti e Joel de Lima.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rede brasileira de blogueiros lança site no Festival de Turismo

A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), composta por cerca de 150 blogueiros, lançou nesta quinta-feira, 14, o site.http://www.rbbv.com.br/. A página reúne mais de 100 blogs. As aventuras do Destino Iguaçu, apontado como o mais competitivo roteiro de turismo fora de capitais, estão registradas em treze deles.

A apresentação do site foi feita durante o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Viagens (Eibtur) que ocorre paralelamente ao Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

O Eibtur encerra nesta sexta-feira (15) com a participação de 50 blogueiros de várias partes do mundo interessados em fazer network e discutir os rumos que os blogs de viagens estão seguindo e ocupando uma posição de destaque na hora de fechar negócio com uma operadora ou agência.

A proposta do site é aproximar leitores, mídias e entusiastas de seus debates e textos publicados. No site, é possível encontrar textos e opiniões sobre destinos nacionais e internacionais.


Segundo a blogueira Cláudia Saleh, a escolha do lançamento do site durante o Festival de Turismo não é por acaso. Essa é a primeira vez que os blogueiros são credenciados num evento como imprensa oficial.

“Isso demonstra a importância dessa ferramenta como mídia. Os blogs não são concorrentes da imprensa Não queremos competir com os agentes de viagens, mas sim compartilhar nossas experiências”.

A página na internet servirá também para organizar os blogs. Embora a maioria dos blogueiros não escreva por profissão, procura sempre postar textos interessantes, explica Mauricio Oliveira, do blog Trilhas e Aventuras.

Para ele, Foz do Iguaçu é reconhecida como um destino amigável para blogueiros. “Não é a primeira vez que a cidade abriga eventos destinados a discutir blogs”. Em setembro de 2011, a cidade foi sede do Encontro Mundial de Blogueiros.

A RBBV

A RBBV, criada em novembro de 2011, busca o comprometimento dos probloggers (blog profissional) que influenciam diariamente a seleção e escolha de destinos, opções de hospedagem, roteiro e alimentação de milhões de leitores e seguidores em suas redes sociais.

Fonte: JIE

Destino Iguaçu é um dos mais procurados para a Copa de 2014, diz ministro Vieira

Em Foz, Gastão Vieira prometeu contribuir para o desenvolvimento turístico do Destino Iguaçu.

Mesmo ainda sem ser confirmada como uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol, que acontece em 2014, Foz do Iguaçu já desponta como um dos roteiros mais procurados do Brasil para o período. Os turistas interessados em conhecer o Destino Iguaçu respondem por 40% das reservas para a Copa.

A informação é do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que esteve em Foz do Iguaçu na abertura oficial do da 7ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, nesta quarta-feira à noite, no Rafain Palace Hotel, em Foz. O evento, que reúne mais de 6 mil pessoas, prossegue até domingo.

No mesmo dia, pouco antes da abertura do festival, o Ministério do Turismo anunciou Foz do Iguaçu como o roteiro indutor mais competitivo do Brasil fora de capitais. O título deve ajudar alavancar ainda mais o turismo da cidade, que tem como principais atrações as Cataratas do Iguaçu e a usina hidrelétrica de Itaipu.

O Ministério tem como política incentivar o turismo nos destinos indutores. A promoção de eventos de divulgação, como o festival, por exemplo, ajuda bastante nessa estratégia. Graças ao bom momento econômico, os brasileiros têm viajado mais. “Esses eventos ajudam a alavancar o setor. Foz merece um papel de destaque e vamos ajudar na promoção desse destino”, disse Viera.

O desafio hoje é fazer com que o visitante volte e, para isso, é preciso investimentos no setor, especialmente, no de serviços. “Estamos de braços abertos para ajudar a promover Foz do Iguaçu, pois esta é uma cidade importante para todo o cenário brasileiro”, concluiu o ministro.

Novos desafios

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a premiação ajuda a consolidar o Destino Iguaçu, que tem daqui para frente a missão de melhorar a infraestrutura para receber cada vez mais turistas.

“Quem está contente com 1,5 milhão de visitantes por ano (lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu), não percebeu o quanto podemos crescer. Queremos dobrar e, por que não, até triplicar este número”?, disse Samek durante a abertura do Festival.

O turismo de Foz do Iguaçu é administrado por uma gestão integrada, que reúne os setores público e privado. Itaipu é uma das empresas âncora desse trabalho. O desafio, agora é, além de melhorar a infraestrutura, ajudar na elaboração de projetos, capacitação dos profissionais da área e preparar os iguaçuenses para receber bem os visitantes.

A pesquisa que apontou Foz do Iguaçu como melhor destino fora de capitais foi feita pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Destino Iguaçu teve a melhor nota entre todos os 38 roteiros turísticos indutores fora de capitais.

O Festival

Consagrado como o segundo maior evento do gênero do sul do País e presente no calendário oficial do Ministério do Turismo, o Festival tem como objetivo mostrar e falar do turismo de Foz do Iguaçu lançando tendências às organizações de eventos de turismo do país.

“Durante estes três dias queremos provocar os agentes de viagens, gestores públicos, estudantes e participantes do Festival a debaterem todos os aspectos envolventes sobre o turismo nacional”, afirmou o idealizador do evento, Paulo Angeli.

Ao final da abertura do evento, o DGB Jorge Samek recebeu o troféu "Amigos do Festival", entregue pela organização do evento. O prêmio também foi entregue ao ministro Gastão Vieira e ao secretário estadual Faisal Saleh.

Fonte: JIE

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Itaipu começa a reestruturar programas de responsabilidade social

A equipe da Assessoria da Diretoria Geral (AS.GB) começou nesta segunda-feira, 11, a reestruturar os programas de responsabilidade social de Itaipu.

A proposta é rever os conceitos dos programas criados em 2003 quando a missão de Itaipu foi ampliada. Além da geração de energia, passou a ter mais cuidado com a comunidade do entorno.

“Nesses nove anos, a realidade do Brasil e da região mudou muito, por isso, muitos dos objetivos iniciais já foram alcançados e, agora, algumas ações não se justificam mais. Com isso, vamos traçar novas metas”, diz Joel de Lima.

Educação

Um dos exemplos é o Programa Rede Cidadã. Quando foi implantado em 2004, vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, tinha como objetivo contribuir para a erradicação do analfabetismo nos nove municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE). Desses municípios, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu já são considerados Territórios Livres do Analfabetismo. Os outros sete, incluindo Foz do Iguaçu, devem receber o certificado até 2013.

A Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura (Unesco) concede o título quando o índice da população que não sabe ler ou escrever chega a menos de 4%.

Atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 5,6% dos iguaçuenses ainda são analfabetos. Desde a implantação do Rede Cidadã em 2004, 16 mil pessoas aprenderam a ler e a escrever nas nove cidades.

terça-feira, 12 de junho de 2012

IFPR abre vagas para Curso Técnico em Aquicultura

O campus de Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR) selecionará 40 alunos para fazer o Curso Técnico em Aquicultura, na modalidade subsequente. O curso, com duração de dois anos, é oferecido para candidatos que já concluíram o Ensino Médio (Antigo 2º Grau).

Embora não vá haver vestibular, os interessados em participar do processo seletivo devem fazer inscrição, gratuitamente, até dia 30 de junho através do site: http://www.ifpr.edu.br/ ou diretamente no Campus, na Avenida Araucária, 780, Vila A, das 8h às 12h e das 14h às 20h.

Sem prova, as vagas serão destinadas aos candidatos que terminaram o Ensino Médio há mais tempo. “É uma forma de inclusão social. Queremos oferecer uma profissão às pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar”, explicou o coordenador do curso, Bruno Estevão.

As aulas serão ministradas de segunda-feira à sexta-feira, das 19h às 22h40 e contam com um corpo docente extremamente qualificado. Na equipe há três doutores e dois mestres. “Além de contarmos com um grande laboratório para aulas práticas, nenhum aluno do IFPR termina o curso sem ter feito estágio em alguma empresa ou realizado visitas técnicas”, garante Estevão.

Até R$ 7 mil

Segundo o coordenador, o curso de Aquicultura é uma boa opção para quem deseja ingressar no mundo do trabalho ou refazer a carreira profissional, pois ainda há poucos profissionais no mercado. É uma área que cresce cerca de 10% ao ano e os salários variam de R$ 2.000,00 a R$ 7.000,00.

O técnico em Aquicultura atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade da água e do solo. Realiza a preparação, oferta e ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.

O profissional pode trabalhar em instituições públicas e privadas do setor aquícola. Empresas de produção e beneficiamento de pescado, laboratório de reprodução, larvicultura e engorda ou ainda, de forma autônoma.


Mais informações pelo telefone (45) 3422-5300.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Itaipu apoiará implantação do Centro de Tecnologia Social da FPTI

A experiência de gestão dos programas de responsabilidade social da Itaipu servirá de base para a implantação do Centro de Tecnologias Sociais (CTS) da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI). A parceria foi firmada no último dia 4, numa reunião entre a equipe da Assessoria da Diretoria Geral (AS.GB) e a coordenadora do CTS, Ana Nóbrega, no Centro Executivo.
Trocando experiências: Criviam, Mônica, Ana, Joel, Mirtha, Márcio e Maria Helena.

Segundo Ana, a proposta do Centro é criar um banco de dados de tecnologias sociais que possam ser replicadas em outras cidades da região, como também em todo o Mercosul. “Ainda estamos em fase de formatação, mas a Itaipu tem grande acúmulo em ações e nos ajudará, por exemplo, a selecionar essas tecnologias”, disse.

“Daremos o apoio necessário para a criação do CTS. Assim, nossas ações servirão de base para outros municípios e nós teremos a oportunidade de conhecer outros programas”, afirmou Joel de Lima, assistente do diretor-geral. Para Joel, outra grande vantagem é evitar ações duplicadas. “Quando precisarmos de um diagnóstico da região, por exemplo, em vez de contratarmos uma equipe para isso, poderemos pesquisar no banco se essa pesquisa já foi feita”.

O Plugados! Canais Ligados na Cultura, mantido pela Casa do Teatro e o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social.

Tecnologia Social

Tecnologias Sociais são todos os produtos, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado.

Fonte: JIE





Agricultura mostra na Rio+20 modelos que garantem aumento na produção de alimentos

A agricultura sustentável praticada no País será o foco da programação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante a Conferência das Nações Unidades sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio+20). O evento ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.
O ministro Mendes Ribeiro Filho informa que o objetivo é mostrar na conferência os modelos implantados no Brasil, que podem servir de exemplo para outros países. “Levaremos resultados práticos do que estamos fazendo para garantir o aumento da produção de alimentos e a preservação dos recursos naturais. Técnicos do ministério e das entidades vinculadas vão apresentar o trabalho realizado em fazendas do país inteiro, como forma não apenas de divulgar os resultados, mas apresentar propostas concretas de desenvolvimento sustentável para o mundo”, explicou, ao apresentar o programa, na última quarta-feira (8).

Serão apresentados dois painéis sobre as práticas financiadas pelo Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa. A primeira será no dia 15 de junho, às 17h30, no Riocentro. A outra acontece no dia 20 de junho, às 9h, na Embrapa Solos e com recurso de tradução simultânea para os presentes.

Fonte: Ministério da Agricultura

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comitiva de Embaixadores Árabes visita usina e debate cooperação com Itaipu e PTI

Um grupo de embaixadores e encarregados de negócios de 12 países árabes esteve na usina hidrelétrica de Itaipu e no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na quarta-feira (6). A visita fez parte do roteiro dos embaixadores na cidade de Foz do Iguaçu entre os dias 5 e 7 de junho.

Fizeram parte da comitiva os embaixadores da Jordânia, Catar, Palestina, Iraque, Sudão, Mauritânia, Kuwait e Argélia, além dos encarregados de negócios das embaixadas do Líbano, Omã, Líbia e Arábia Saudita.



Samek acompanhou todos os plantios. Na foto, o embaixador da Jordânia, Ramez Zaki Odeh Goussous.

Além de conhecer a usina, as autoridades se reuniram  para uma rodada de negócios, na qual debateram a assinatura de um tratado de cooperação entre os países e a Itaipu, com o objetivo de trocar informações e tecnologias nas mais diversas áreas. Os tratados, que serão específicos para cada país, serão firmados futuramente, assim que todas as partes puderem estudar os termos.

Os diversos projetos desenvolvidos no PTI, além do projeto de urbanização Beira-Foz, também foram apresentados aos visitantes, que gostaram do que viram. “A comunidade árabe em Foz do Iguaçu é bastante grande, então a visita desses embaixadores pode render parcerias importantes”, avaliou o representante do Centro Receptivo Árabe Binacional, Faisal Ismail.

Parcerias garantem desenvolvimento e troca de conhecimentos.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, visitas como essa são sempre relevantes, porque significam que está havendo um diálogo entre a empresa e diferentes países. “Estabelecer parcerias é a melhor forma de trocar conhecimentos em todas as áreas, e os países árabes tem muito a oferecer em diversas áreas. Essa parceria será prolífica para os dois lados”, considerou.

Fonte: JIE

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Associação Brasileira das UNATIS terá sede em Foz do Iguaçu

A Associação Brasileira de Universidades da Terceira Idade (ABRUNATI), que representará cerca de 150 Universidades da Terceira Idade (UNATI), terá sede em Foz do Iguaçu, na Associação de Moradores da Vila A.
A implantação da ABRUNATI e posse da diretoria ocorreram no final de semana, num encontro com a presença de diretores e coordenadores das UNATIS em todo o Brasil, em Foz. O professor da Unioeste, em Foz, Antônio Carlos Nantes, será o presidente da ABRUNATI.

Professor Antônio Carlos Nantes no encontro dos coordenadores das UNATIs.

Foz do Iguaçu foi escolhida como sede pelo grande trabalho desenvolvido com os idosos na região e porque em setembro de 2013 sediará, com o apoio da Itaipu Binacional, o 13º Fórum de Coordenadores de Universidades da Terceira Idade. O evento, realizado a cada dois anos, reunirá na cidade mais de 600 professores e estudantes das Unatis de várias partes do Brasil. A decisão foi tomada no 12º Fórum realizado em Manaus, no final de 2011. O objetivo do evento é discutir formas de melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres com mais de 55 anos.

A Itaipu Binacional é parceira da UNATI através do Programa Saúde na Fronteira e Rede Cidadã, cujo objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos nos municípios vizinhos ao reservatório da Usina. “Estamos envelhecendo e precisamos transformar o que nos acostumamos a chamar de velhice num processo saudável e prazeroso com qualidade de vida e bem estar permanente”, disse Joel, assistente do diretor-geral.

Unati

Em Foz do Iguaçu a UNATI é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e tem por finalidade reunir professores, pesquisadores, alunos e agentes universitários e desenvolver atividades de extensão, ensino e pesquisa, ligadas às questões concernentes ao processo de envelhecimento. Bem como à valorização da pessoa idosa na sociedade, e sua inclusão no ambiente universitário. Atualmente, conta com 67 alunos em duas turmas. Todos com mais de 50 anos. Desde a implantação em 2009, 55 pessoas receberam o diploma.

O funcionamento é semelhante a uma universidade, entretanto, para participar não é necessário ter o Ensino Médio, basta vontade de aprender.

O calendário escolar é respeitado e os alunos precisam de 75% de frequencia para receber o certificado. Com duração de dois anos, as aulas são ministradas uma vez por semana.

Embaixadores árabes visitam Itaipu nesta quarta-feira (6)

A Itaipu Binacional recebe, nesta quarta-feira (6), a visita de nove embaixadores de países árabes no Brasil, que virão à Foz do Iguaçu a convite de hidrelétrica para selar parcerias para o desenvolvimento da região trinacional.
As autoridades virão de Curitiba e serão recepcionados às 11h30 no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald. Eles farão uma visita técnica à usina e, depois, vão se reunir com representantes de Itaipu, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e do trade turístico local.

Estão confirmadas as presenças dos embaixadores da Jordânia, Catar, Palestina, Iraque, Sudão, Mauritânia, Kuwait, Argélia e da Liga dos Estados Árabes no Brasil, e dos encarregados de negócios das embaixadas do Omã e da Líbia.

A expectativa é que este encontro resulte em investimentos para o Projeto Beira Foz, que prevê a urbanização das áreas próximas aos rios Paraná e Iguaçu. O projeto, com apoio de Itaipu, prevê a participação das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade na integração dessas áreas de beira-rio à paisagem urbana da cidade.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dois milhões de famílias sairão da extrema pobreza com o Brasil Carinhoso, diz presidenta Dilma



A ação Brasil Carinhoso começa a pagar, a partir do dia 18 de junho, benefício extra no Bolsa Família para garantir renda mínima de R$ 70 por cada pessoa das famílias que tenham crianças com até 6 anos de idade. Com isso, sairão da extrema pobreza 2 milhões de famílias, como explicou nesta segunda-feira (4) a presidenta Dilma Rousseff, no programa de rádio Café com a Presidenta.

“Uma família com um casal e três filhos que tenha uma criança com menos de seis anos de idade recebia, até agora, R$ 166,00. A partir do dia 18 de junho, essa família pode receber até R$ 350,00, por quê? Porque são três filhos e um casal – cinco pessoas – cinco vezes sete: R$ 350,00”, disse.

O benefício será pago no cartão do Bolsa Família, no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício, sem necessitar de novo cadastro.

Segundo a presidenta, o Brasil Carinhoso também está ampliando a prevenção e o tratamento de doenças que afetam nossas crianças. A partir de hoje, começam a serem distribuídos, de forma gratuita, remédios para o tratamento da asma na rede Aqui tem Farmácia Popular. A ação tem foco nas crianças, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até 5 anos no Sistema Único de Saúde.

“O uso correto dos remédios pode diminuir muito as complicações da doença, a necessidade de internação e até mesmo a mortalidade dessas crianças”, destacou a presidenta.

Outra ação na área da saúde, como salientou Dilma, é a distribuição de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação e o suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde, para quem tiver indicação médica.

“A falta de ferro e de vitamina A é muito preocupante porque pode causar anemia e aumentar o risco de infecções, prejudicando o desenvolvimento por toda a vida”.

O Brasil Carinhoso, de acordo com a presidenta, também vai aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade das creches. O governo federal vai repassar paras as prefeituras, de forma imediata, recursos para custear novas vagas abertas em creches públicas ou conveniadas. Também haverá incentivo para matrículas de crianças do Bolsa Família nas creches de todo o país.

“A educação é o grande caminho para tirar as pessoas definitivamente da pobreza, por isso nós estamos investindo nas creches. Porque as crianças, desde bebês, precisam ser estimuladas através de brincadeiras, ter contato com jogos, com as cores, com as músicas, escutar histórias. Elas precisam de estímulos para se desenvolver e para se transformar em adultos criativos e capazes”, disse.

Fonte: blog do Planalto

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Itaipu integra comissão de combate à violência infantojuvenil

Valéria Brahim, da Ong Terra dos Homens, e Gládis Mirtha Baez, da Itaipu, durante o encontro no PTI.

Na quarta-feira (30), durante a “Capacitação da rede local no enfrentamento à violência sexual”, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), foi criada a Comissão Municipal de Combate à Violência Infantojuvenil. A coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez, foi indicada pela Itaipu para representar a empresa no grupo – que conta com a participação de 180 profissionais atuantes na rede de defesa dos direitos da infância em Foz do Iguaçu. O curso foi realizado entre os dias 28 e 30.

A primeira reunião da comissão será no dia 18 de junho, na Secretaria Municipal de Assistência Social. Também a integram representantes da Unioeste, Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público, entre outros órgãos que também integram a Rede Proteger.

O grupo terá como papel articular e cobrar para que as ações do Plano Operativo Local, da PAIR-Mercosul (Estratégia Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Mercosul), sejam concretizadas na fronteira. Os integrantes foram divididos em seis subcomissões: Análise de Situação (do qual a Itaipu faz parte), Mobilização, Defesa e Responsabilização, Atendimento, Prevenção e Protagonismo Juvenil.
No encerramento do curso, equipe organizadora do evento posa para foto.
O plano

O Plano Operativo Local tem como meta sensibilizar e mobilizar a população sobre a temática da violência contra crianças e adolescentes; estruturar e fortalecer as comissões de enfrentamento à violência contra meninos e meninas em todas as instâncias governamentais e garantir que os indicadores de violência infantojuvenil e as experiências no enfrentamento do problema sejam contemplados na formulação de políticas públicas.