sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comitiva de Embaixadores Árabes visita usina e debate cooperação com Itaipu e PTI

Um grupo de embaixadores e encarregados de negócios de 12 países árabes esteve na usina hidrelétrica de Itaipu e no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na quarta-feira (6). A visita fez parte do roteiro dos embaixadores na cidade de Foz do Iguaçu entre os dias 5 e 7 de junho.

Fizeram parte da comitiva os embaixadores da Jordânia, Catar, Palestina, Iraque, Sudão, Mauritânia, Kuwait e Argélia, além dos encarregados de negócios das embaixadas do Líbano, Omã, Líbia e Arábia Saudita.



Samek acompanhou todos os plantios. Na foto, o embaixador da Jordânia, Ramez Zaki Odeh Goussous.

Além de conhecer a usina, as autoridades se reuniram  para uma rodada de negócios, na qual debateram a assinatura de um tratado de cooperação entre os países e a Itaipu, com o objetivo de trocar informações e tecnologias nas mais diversas áreas. Os tratados, que serão específicos para cada país, serão firmados futuramente, assim que todas as partes puderem estudar os termos.

Os diversos projetos desenvolvidos no PTI, além do projeto de urbanização Beira-Foz, também foram apresentados aos visitantes, que gostaram do que viram. “A comunidade árabe em Foz do Iguaçu é bastante grande, então a visita desses embaixadores pode render parcerias importantes”, avaliou o representante do Centro Receptivo Árabe Binacional, Faisal Ismail.

Parcerias garantem desenvolvimento e troca de conhecimentos.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, visitas como essa são sempre relevantes, porque significam que está havendo um diálogo entre a empresa e diferentes países. “Estabelecer parcerias é a melhor forma de trocar conhecimentos em todas as áreas, e os países árabes tem muito a oferecer em diversas áreas. Essa parceria será prolífica para os dois lados”, considerou.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário