quinta-feira, 21 de junho de 2012

Custos do Beira Foz serão apresentados ao Ministro da Justiça

O orçamento preliminar, o detalhamento e o cronograma do “Projeto Beira Foz – Integração, Inclusão e Desenvolvimento” serão apresentados ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

 
Joel de Lima no Programa "Trico", no Canal 10.

O anúncio foi feito por Joel de Lima, durente uma entrevista no programa "Trico", com Patrícia Gonzalez, no Canal 10. Ele disse que o Beira Foz é resultado da vontade de transformar a cidade. É a soma de esforços das três esferas de governo e da comunidade como um todo.

Em abril, uma comitiva de autoridades apresentou, em Brasília, a primeira parte do projeto ao ministro da Justiça e à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na reunião, ficou definido que o Beira Foz seria dividido em três áreas distintas: Justiça e Segurança, Sitemas Viários e, Habitação e Promoção Social. E, desde então, a comissão trabalha para fazer um detalhamento mais elaborado, bem como levantar os custos das obras.

Em abril, comitiva foi recepcionada pelo ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardoso e pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Áreas distintas

A área de “Justiça e Segurança”, coordenada pela Polícia Federal, definiu os locais e como funcionarão as três bases náuticas a ser instaladas ao longo dos rios Paraná e Iguaçu. Elas serão construídas em pontos estratégicos para que toda a extensão dos rios seja monitorada 24 horas por dia permitindo a fácil movimentação dos órgãos de segurança e fiscalização, e também de turistas e da comunidade em geral. Todo o sistema eletrônico será interligado com o da Itaipu Binacional e do Conselho Municipal de Segurança.

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) coordenou o grupo responsável pelo “Sistemas Viários”, o qual fez o traçado dos 34 quilômetros da Avenida Beira Rio, desde a Vila C até o Marco das Três Fronteiras. Entre os levantamentos, os custos da pavimentação de alguns trechos da rodovia, pois apenas parte está asfaltada.

O terceiro grupo, coordenado pela Prefeitura de Foz e Cohapar, fará a apresentação sobre “Habitação e Promoção Social”. Nesses pouco mais de 30 quilômetros haverá áreas destinadas a conjuntos residenciais, praças, restaurantes e hotéis, por isso, existe a necessidade de realocar 2.122 famílias, atualmente, vivendo em 12 pontos considerados irregulares.

O projeto

O projeto que começou a ser elaborado em novembro é resultado de uma parceria entre a Itaipu, FPTI, UDC e 3C Arquitetura e Urbanismo e conta com a colaboração de diversas instituições presentes na região da Tríplice Fronteira. O objetivo é urbanizar e integrar as margens dos rios Paraná e Iguaçu à cidade com a participação das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade. A proposta é melhorar as condições de segurança da fronteira, beneficiar o turismo e o desenvolvimento econômico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário