sexta-feira, 1 de junho de 2012

Itaipu integra comissão de combate à violência infantojuvenil

Valéria Brahim, da Ong Terra dos Homens, e Gládis Mirtha Baez, da Itaipu, durante o encontro no PTI.

Na quarta-feira (30), durante a “Capacitação da rede local no enfrentamento à violência sexual”, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), foi criada a Comissão Municipal de Combate à Violência Infantojuvenil. A coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez, foi indicada pela Itaipu para representar a empresa no grupo – que conta com a participação de 180 profissionais atuantes na rede de defesa dos direitos da infância em Foz do Iguaçu. O curso foi realizado entre os dias 28 e 30.

A primeira reunião da comissão será no dia 18 de junho, na Secretaria Municipal de Assistência Social. Também a integram representantes da Unioeste, Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público, entre outros órgãos que também integram a Rede Proteger.

O grupo terá como papel articular e cobrar para que as ações do Plano Operativo Local, da PAIR-Mercosul (Estratégia Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Mercosul), sejam concretizadas na fronteira. Os integrantes foram divididos em seis subcomissões: Análise de Situação (do qual a Itaipu faz parte), Mobilização, Defesa e Responsabilização, Atendimento, Prevenção e Protagonismo Juvenil.
No encerramento do curso, equipe organizadora do evento posa para foto.
O plano

O Plano Operativo Local tem como meta sensibilizar e mobilizar a população sobre a temática da violência contra crianças e adolescentes; estruturar e fortalecer as comissões de enfrentamento à violência contra meninos e meninas em todas as instâncias governamentais e garantir que os indicadores de violência infantojuvenil e as experiências no enfrentamento do problema sejam contemplados na formulação de políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário