quarta-feira, 6 de junho de 2012

Associação Brasileira das UNATIS terá sede em Foz do Iguaçu

A Associação Brasileira de Universidades da Terceira Idade (ABRUNATI), que representará cerca de 150 Universidades da Terceira Idade (UNATI), terá sede em Foz do Iguaçu, na Associação de Moradores da Vila A.
A implantação da ABRUNATI e posse da diretoria ocorreram no final de semana, num encontro com a presença de diretores e coordenadores das UNATIS em todo o Brasil, em Foz. O professor da Unioeste, em Foz, Antônio Carlos Nantes, será o presidente da ABRUNATI.

Professor Antônio Carlos Nantes no encontro dos coordenadores das UNATIs.

Foz do Iguaçu foi escolhida como sede pelo grande trabalho desenvolvido com os idosos na região e porque em setembro de 2013 sediará, com o apoio da Itaipu Binacional, o 13º Fórum de Coordenadores de Universidades da Terceira Idade. O evento, realizado a cada dois anos, reunirá na cidade mais de 600 professores e estudantes das Unatis de várias partes do Brasil. A decisão foi tomada no 12º Fórum realizado em Manaus, no final de 2011. O objetivo do evento é discutir formas de melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres com mais de 55 anos.

A Itaipu Binacional é parceira da UNATI através do Programa Saúde na Fronteira e Rede Cidadã, cujo objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos nos municípios vizinhos ao reservatório da Usina. “Estamos envelhecendo e precisamos transformar o que nos acostumamos a chamar de velhice num processo saudável e prazeroso com qualidade de vida e bem estar permanente”, disse Joel, assistente do diretor-geral.

Unati

Em Foz do Iguaçu a UNATI é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e tem por finalidade reunir professores, pesquisadores, alunos e agentes universitários e desenvolver atividades de extensão, ensino e pesquisa, ligadas às questões concernentes ao processo de envelhecimento. Bem como à valorização da pessoa idosa na sociedade, e sua inclusão no ambiente universitário. Atualmente, conta com 67 alunos em duas turmas. Todos com mais de 50 anos. Desde a implantação em 2009, 55 pessoas receberam o diploma.

O funcionamento é semelhante a uma universidade, entretanto, para participar não é necessário ter o Ensino Médio, basta vontade de aprender.

O calendário escolar é respeitado e os alunos precisam de 75% de frequencia para receber o certificado. Com duração de dois anos, as aulas são ministradas uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário