sexta-feira, 15 de junho de 2012

Destino Iguaçu é um dos mais procurados para a Copa de 2014, diz ministro Vieira

Em Foz, Gastão Vieira prometeu contribuir para o desenvolvimento turístico do Destino Iguaçu.

Mesmo ainda sem ser confirmada como uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol, que acontece em 2014, Foz do Iguaçu já desponta como um dos roteiros mais procurados do Brasil para o período. Os turistas interessados em conhecer o Destino Iguaçu respondem por 40% das reservas para a Copa.

A informação é do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que esteve em Foz do Iguaçu na abertura oficial do da 7ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, nesta quarta-feira à noite, no Rafain Palace Hotel, em Foz. O evento, que reúne mais de 6 mil pessoas, prossegue até domingo.

No mesmo dia, pouco antes da abertura do festival, o Ministério do Turismo anunciou Foz do Iguaçu como o roteiro indutor mais competitivo do Brasil fora de capitais. O título deve ajudar alavancar ainda mais o turismo da cidade, que tem como principais atrações as Cataratas do Iguaçu e a usina hidrelétrica de Itaipu.

O Ministério tem como política incentivar o turismo nos destinos indutores. A promoção de eventos de divulgação, como o festival, por exemplo, ajuda bastante nessa estratégia. Graças ao bom momento econômico, os brasileiros têm viajado mais. “Esses eventos ajudam a alavancar o setor. Foz merece um papel de destaque e vamos ajudar na promoção desse destino”, disse Viera.

O desafio hoje é fazer com que o visitante volte e, para isso, é preciso investimentos no setor, especialmente, no de serviços. “Estamos de braços abertos para ajudar a promover Foz do Iguaçu, pois esta é uma cidade importante para todo o cenário brasileiro”, concluiu o ministro.

Novos desafios

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a premiação ajuda a consolidar o Destino Iguaçu, que tem daqui para frente a missão de melhorar a infraestrutura para receber cada vez mais turistas.

“Quem está contente com 1,5 milhão de visitantes por ano (lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu), não percebeu o quanto podemos crescer. Queremos dobrar e, por que não, até triplicar este número”?, disse Samek durante a abertura do Festival.

O turismo de Foz do Iguaçu é administrado por uma gestão integrada, que reúne os setores público e privado. Itaipu é uma das empresas âncora desse trabalho. O desafio, agora é, além de melhorar a infraestrutura, ajudar na elaboração de projetos, capacitação dos profissionais da área e preparar os iguaçuenses para receber bem os visitantes.

A pesquisa que apontou Foz do Iguaçu como melhor destino fora de capitais foi feita pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Destino Iguaçu teve a melhor nota entre todos os 38 roteiros turísticos indutores fora de capitais.

O Festival

Consagrado como o segundo maior evento do gênero do sul do País e presente no calendário oficial do Ministério do Turismo, o Festival tem como objetivo mostrar e falar do turismo de Foz do Iguaçu lançando tendências às organizações de eventos de turismo do país.

“Durante estes três dias queremos provocar os agentes de viagens, gestores públicos, estudantes e participantes do Festival a debaterem todos os aspectos envolventes sobre o turismo nacional”, afirmou o idealizador do evento, Paulo Angeli.

Ao final da abertura do evento, o DGB Jorge Samek recebeu o troféu "Amigos do Festival", entregue pela organização do evento. O prêmio também foi entregue ao ministro Gastão Vieira e ao secretário estadual Faisal Saleh.

Fonte: JIE

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