A Feira da Paz, que acontecerá nesta sexta-feira (29) e sábado (30), no Conselho Comunitário da Vila C (CCVC), será uma vitrine os programas sociais desenvolvidos pela Itaipu e suas parceiras. Durante o evento, a comunidade poderá conhecer o ônibus-escola do Provopar-Itaipu e as iniciativas voltadas à criança e ao adolescente, como os projetos "Plugados!" e Meninos do Lago.
A visitação à feira começa às 14h de sexta, com apresentação da Banda do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. No sábado, as atividades iniciam às 9h.
O ônibus-escola mantido pelo Provopar e pela Itaipu, que durante a semana serve de oficina para formar cabeleireiras e manicures, será transformado em salão de beleza nos dias de feira. Serão oferecidos serviços de cortes de cabelo e de manicure.
Os agentes culturais do Projeto "Plugados!, Canais Ligados na Cultura", desenvolvido pela Itaipu em parceria com a Casa do Teatro, farão apresentações de teatro e dança e contações de histórias para entreter os visitantes mirins da feira. Os horários da apresentações ainda serão definidos. Hoje, o "Plugados!" beneficia cerca de 400 estudantes e mantém 40 agentes culturais de 10 escolas de Foz do Iguaçu.
Pedro Henrique Gonçalves da Silva, o Pepê, do Meninos do Lago: bom exemplo para outros jovens.
As crianças da Vila C terão também a oportunidade de saber mais sobre o dia a dia de um atleta de canoagem. Os adolescentes do Projeto Meninos do Lago mostrarão como é a rotina de treinos, os preparativos antes de uma disputa e falarão sobre a experiência de vitórias e derrotas. No estande do projeto, a comunidade também poderá ver de perto os barcos utilizados no esporte.
Segundo Marcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral (AS.GB,) a vitrine dos projetos sociais da binacional tem como objetivo "incentivar outros jovens do bairro a participarem do projeto e buscarem uma profissão por meio do esporte", além de mostrar resultados obtidos com os programas.
Palestras
A Feira da Paz é realizada simultaneamente em dez cidades do Paraná pelo Sesi e Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). Em Foz, o evento também terá atividades como palestras sobre builling, maus tratos, hanseníase e tuberculose; emissão dos cartões SUS e do Bolsa Família; orientação sobre correta escovação dentária; vacinação de cães e gatos e distribuição de plantas nativas e de ervas medicinas.
Fonte: JIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário