quarta-feira, 13 de junho de 2012

Itaipu começa a reestruturar programas de responsabilidade social

A equipe da Assessoria da Diretoria Geral (AS.GB) começou nesta segunda-feira, 11, a reestruturar os programas de responsabilidade social de Itaipu.

A proposta é rever os conceitos dos programas criados em 2003 quando a missão de Itaipu foi ampliada. Além da geração de energia, passou a ter mais cuidado com a comunidade do entorno.

“Nesses nove anos, a realidade do Brasil e da região mudou muito, por isso, muitos dos objetivos iniciais já foram alcançados e, agora, algumas ações não se justificam mais. Com isso, vamos traçar novas metas”, diz Joel de Lima.

Educação

Um dos exemplos é o Programa Rede Cidadã. Quando foi implantado em 2004, vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, tinha como objetivo contribuir para a erradicação do analfabetismo nos nove municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE). Desses municípios, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu já são considerados Territórios Livres do Analfabetismo. Os outros sete, incluindo Foz do Iguaçu, devem receber o certificado até 2013.

A Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura (Unesco) concede o título quando o índice da população que não sabe ler ou escrever chega a menos de 4%.

Atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 5,6% dos iguaçuenses ainda são analfabetos. Desde a implantação do Rede Cidadã em 2004, 16 mil pessoas aprenderam a ler e a escrever nas nove cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário