Joel de Lima

NOTICIAS

  • Home
  • Notícias
  • Orkut
  • Twitter
  • Fotos
  • Contato

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Plugado! dá show na abertura dos Jogos Escolares do Paraná

Jovens participantes do Plugado! foram a grande atração da abertura do JEPs. Fotos: Tiago Menezes/SEET-PR.
  
Misturando cultura popular brasileira, hip hop, jazz e dança contemporânea em um mesmo espetáculo, os agentes culturais do Projeto Plugado! – Canais Ligados na Cultura deram show na abertura dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), na sexta-feira (25), no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.
  
A 61ª edição dos Jogos Escolares reúne, até sábado (2), 4,5 mil atletas paranaenses na Terra das Cataratas.

   

Solenidade foi no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.
 
Durante a apresentação os artistas utilizaram bandeiras coloridas, simbolizando a pluralidade cultural da juventude, bem como a diversidade dos 214 municípios representados em Foz do Iguaçu para a competição.
   
“A cultura está presente em todas as ações humanas e a coreografia de abertura do evento reforçou essa união. Foi muito bom mesclar arte e esporte”, disse Karol Ingrid, bailarina do projeto Plugado!.

   



 
A cerimônia contou com presença de autoridades locais e também da embaixadora dos JEPs, a jogadora de voleibol Helia de Souza, a “Fofão”, campeã olímpica e ex-levantadora da Seleção Brasileira de Vôlei
  
Plugados!
  
O Plugado! é mantido pela Casa do Teatro e Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu. O projeto promove arte, cultura e educação em dez escolas da rede estadual de ensino.


Fonte: JIE
Postado por Joel de Lima às 2:16 PM Nenhum comentário:

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Rede Proteger ganha nova logomarca

Uma nova cara, mas sem perder a identidade. Este é o propósito da nova logomarca da Rede Integral de Proteção à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger), aprovada na sexta-feira (25), durante a reunião mensal do grupo, na Escola de Leigos.      
 
Feita pela Divisão de Imagem Institucional de Itaipu (CSII.GB), a nova logomarca resolve alguns problemas da antiga, que dificultavam sua aplicação e impressão. O desenho não podia ser ampliado e a fonte se tornava inelegível quando muito reduzida.
     
A logomarca manteve as mesmas cores, em alusão aos países da tríplice fronteira, de forma clara e com fonte mais moderna. “A nova logo poderá ser aplicada desde ofícios, até na impressão de camisetas”, explicou Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB) e integrante da equipe do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).
 

 
O símbolo também vai utilizar o mesmo princípio da engrenagem formada pela união das pessoas. “O mais importante é permanecer com a ideia de que uma entidade depende da outra”, afirmou Edinalva Severo, coordenadora da Rede Proteger. "Nosso trabalho somente é possível se todas as instituições trabalharem de forma articulada”.
      

Uma das primeiras utilizações será no site da Rede Proteger, que deverá começar a funcionar nas próximas semanas: www.redeproteger.com.br
    
A Rede Proteger
    
A Rede Proteger é composta por 40 instituições que atuam na proteção e garantia integral dos direitos de crianças e adolescentes na região. A Itaipu é uma delas.


Fonte: JIE
Postado por Joel de Lima às 5:46 PM Nenhum comentário:

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Gleisi vai criar portal de serviços ao cidadão

 A candidata ao governo do estado pela coligação “Paraná Olhando Pra Frente” (PT-PDT-PCdoB-PRB-PTN), Gleisi Hoffmann, quer aproveitar a rede de fibras óticas da Copel, existente nos 399 municípios paranaenses, para servir de base à criação de um portal de serviços públicos voltados ao cidadão paranaense, a exemplo das plataformas de governo eletrônico. O acesso pela internet também será incentivado, em parceria com o governo federal, por meio dos centros públicos de inclusão digital.

“A ideia é criar um portal unificado de todos os serviços e programas do governo do estado para serem facilmente acessados pelos paranaenses nos 399 municípios e dessa forma complementar o trabalho que é prestado nos espaços físicos das instituições e organismos estaduais”, disse Gleisi. “É mais eficiente e menos oneroso que criar novas e grandes estruturas. Temos de fazer da internet nossa aliada na inclusão digital e na ampliação do acesso aos serviços públicos e programas de governo”, completou.

A proposta inclui unificar de maneira eficiente todos os sistemas de informação das secretarias e organismos de governo para combinar informação e garantia de acesso do cidadão aos serviços prestados.

Postado por Joel de Lima às 9:13 AM Nenhum comentário:

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Meninos do Lago brilham no Pan


Projeto social e esportivo apoiado pela Itaipu no topo do pódio: Felipe da Silva recebe a medalha de ouro.
   
Jovens canoístas do Instituto Meninos do Lago (Imel), que conta com o apoio da Itaipu, se destacaram no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, entre 11 e 13 de julho, no México, e ajudaram o Brasil a ficar com o primeiro lugar entre todos os países participantes da competição. O evento ocorreu na cidade de Huauchinango, com a participação de 97 atletas, de 11 países.
   
A seleção brasileira voltou do evento com cinco medalhas de ouro – uma delas com significado especial. Felipe da Silva – atleta da seleção brasileira e revelado pelo projeto social Meninos do Lago, patrocinado pela Itaipu – desbancou cinco anos de invencibilidade do argentino Sebastian Rossi ao conquistar o ouro na categoria C1M (canoa masculina individual). Ele somou 87,18 segundos de prova, diante dos 88,90 segundos do argentino. “Foi muito difícil e estou feliz”, disse Felipe da Silva.
   

A performance de Ana Sátila a confirma como a maior promessa olímpica do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016.
  
O Imel coordena um projeto sociodesportivo homônimo, patrocinado pela Itaipu – o Meninos do Lago. O instituto representa os atletas do projeto e demais canoístas de Foz do Iguaçu – inclusive os integrantes da seleção brasileira permanente, que tem sede na cidade – em competições nacionais e internacionais.
   
Brasileira e paraguaia
   
O Paraguai também foi beneficiado com a atuação dos atletas do Projeto Meninos do Lago. A jovem Ana Paula Fernandes Castro, que tem dupla cidadania, defendeu o país vizinho e trouxe para Foz do Iguaçu a medalha de prata na categoria C1W, com uma descida completa em 116,17 segundos. Com isso, ela também conquistou a vaga para o Pan-Americano de 2015.
   

Ana Paula Fernandes Castro (à direita): medalha de prata e vaga no Pan de 2015.
  
“É como um sonho. Tenho muito a agradecer à Itaipu, que me deu a oportunidade de aprender uma modalidade olímpica, algo impossível se não fosse o Projeto Meninos do Lago, e à Federação Paraguaia e à Confederação Brasileira, que acreditaram em mim e me proporcionaram a participação nesse evento”, afirmou a jovem.
   
Outros bons resultados
  
Outros jovens do projeto social também tiveram bom desempenho: Leonardo Lucas Curcell foi o quarto colocado na categoria C1M, enquanto os gêmeos Wallan de Carvalho e Weltton de Carvalho foram quinto na C2M (canoa masculina dupla).
   

   Meninos de Ouro
  
As demais medalhas de ouro foram obtidas por Ana Sátila Vargas (atleta da seleção brasileira e do Imel), categorias K1F (caiaque feminino individual) e C1W (canoa femina individual); Pedro Henrique Gonçalves da Silva (seleção brasileira e atleta de Piraju-SP), categoria K1M (caiaque masculino individual); e Anderson Oliveira e Charles Correa, na categoria C2M (seleção brasileira e atleta de Piraju-SP).
   
A performance de Ana Sátila confirma a atleta como a maior promessa olímpica do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016.

  
Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o sucesso dos brasileiros só não foi maior em função do regulamento da Federação Pan-americana, que premia apenas um atleta por país. Do contrário, além dos cinco ouros, a equipe traria mais duas pratas e dois bronzes.
   
“Os resultados conquistados no México deixam claro que estamos no caminho correto”, disse o chefe da equipe, Argos Gonçalves Dias Rodrigues. “É preciso deixar claro, porém, que a realidade para os Jogos Pan-americanos de 2015 será muito diferente da encontrada neste evento. Lá enfrentaremos franceses, eslovacos, poloneses que estarão representando a Argentina, os Estados Unidos e Canadá, o que tornará a prova mais difícil."


Fonte: JIE
Postado por Joel de Lima às 10:16 AM Nenhum comentário:

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vira Vida planeja as aulas de 2014

 

Os parceiros da iniciativa começaram a traçar as diretrizes para 2014 e 2015.
  
As aulas deste ano do Projeto Vira Vida, que visam à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho, iniciam somente em outubro. Mesmo assim, os parceiros da iniciativa já começaram a traçar as diretrizes para 2014 e 2015.
 
Na semana passada, representantes da Itaipu, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Serviço Social da Indústria (Sesi) fizeram, no PTI, o alinhamento conceitual e metodológico para elaborar os cursos que serão desenvolvidos em Foz do Iguaçu. Em maio, foi assinado um termo de cooperação entre as três instituições para a execução do programa.

 
   
 
Esse primeiro encontro teve como proposta adequar as atividades à realidade local, buscando, por exemplo, ofertas do mercado regional. “Estamos construindo a ‘versão Foz’ do Vira Vida. Esse projeto precisa levar em consideração as características dos locais onde é desenvolvido”, explicou Eliane Campos, coordenadora nacional do Vira Vida.

Segundo Alexandre Pacheco, do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, a binacional vê nesse programa a possibilidade de multiplicação de boas práticas. “Queremos oferecer uma chance real de primeiro emprego a esses adolescentes, para que tenham esperanças para o futuro”, disse.

   


Alexandre Pacheco: “Queremos oferecer uma chance real de primeiro emprego a esses adolescentes".
  
O projeto vem sendo executado desde 2008 em 28 cidades brasileiras, inclusive em Foz do Iguaçu, com o apoio do PPCA. Desde a implantação, o programa já inseriu 1.400 jovens no mercado de trabalho.


Fonte: JIE
Postado por Joel de Lima às 8:42 AM Nenhum comentário:

Incompetência do governo Richa gera aumento de 24,86% na conta de luz

O pedido da Copel para o aumento da tarifa da conta de luz em 24,86% foi autorizado nesta terça-feira(22) e vai impactar em mais de quatro milhões de lares e estabelecimentos comerciais do Paraná. “Este aumento muito acima da inflação penaliza toda a população e o setor produtivo do Estado. Este alto percentual de reajuste é resultado direto da decisão da atual administração do Paraná de não aderir ao plano do governo federal para antecipar os contratos de concessão de energia, ficando contra o projeto de redução das contas de luz de todos os brasileiros”, afirmou Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao governo pela coligação Paraná Olhando pra Frente, que já havia se manifestado anteriormente contrária ao aumento da tarifa.

A decisão do governador Beto Richa (PSDB) obrigou a Copel Distribuidora a comprar energia por um preço superior ao praticado no mercado livre para cumprir a obrigação de atender o mercado consumidor paranaense. Em vez de pagar R$ 32,00/MWh pela energia, preço definido pelo governo federal com o plano de antecipação, a Copel comprou a R$ 822,00/MWh. Isso acarretou em prejuízo de 2.469% por MWh aos cofres da empresa que é patrimônio de todos os paranaense.

A justificativa dada pela direção da Copel para não aderir ao plano de antecipação era que possuía contratos de venda de energia por valor maior que o oferecido pelo governo federal. Entretanto tal decisão mostrou-se equivocada e colocou em evidência a falta de planejamento porque, naquele momento, só levou em conta o faturamento dos acionistas sem se preocupar com o reajuste da tarifa no bolso do cidadão.
“O que vemos são erros de gestão sobre erros de gestão, a inexperiência somada à incompetência e uma visão francamente voltada ao lucro de acionistas privados”, disse a candidata.

O aumento da tarifa poderia ser ainda maior se dependesse apenas da decisão do Governo do Estado, que havia sugerido anteriormente um reajuste superior a 30%, o maior índice de aumento entre todas as distribuidoras brasileiras. Diante da repercussão negativa e do desgaste político houve um recuo por parte da administração estadual que agora conseguiu o aumento de 24,86%, retroativo a junho. 



Fonte: Assessoria
Postado por Joel de Lima às 8:17 AM Nenhum comentário:

Cota: Ministério da Fazenda publica nota de esclarecimento

A Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Fazenda, publicou no site http://www.fazenda.gov.br uma nota de esclarecimento, sobre a redução do limite da cota de compras de US$ 300 para US$ 150. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à cota para gastos no exterior com isenção de Imposto de Importação, aplicada nas fronteiras terrestres do país, o Ministério da Fazenda esclarece que a redução do limite de US$ 300 para US$ 150 irá vigorar apenas a partir de julho de 2015, quando deverão estar instaladas as Lojas Francas, previstas pela Lei 12.723, de 9 de dezembro de 2012.

A medida (Portaria MF 307, de 21 de julho de 2014) tem por objetivo regulamentar o processo de instalação dessas lojas (Duty Free) em cidades gêmeas em fronteira terrestre, conforme prevê a legislação. Além disso, a portaria assegura a harmonização com as regras utilizadas atualmente no Mercosul (Decisão CMC 53/08, internalizada pelo Decreto nº 6.870, de 4 de junho de 2009). Argentina, Uruguai e Paraguai já adotam a cota de US$ 150 e o Brasil era a única exceção até o momento.

Como as Lojas Francas ainda não estão instaladas e demandarão um prazo para investimento e abertura, a redução da cota para compras no exterior se dará após 30 de junho de 2015.

Postado por Joel de Lima às 8:11 AM Nenhum comentário:

Do Paraguai, Gleisi anuncia que cota de compras na fronteira continua US$ 300

A redução será suspensa e vamos voltar à cota de US$ 300”, disse Gleisi. Foto: DivulgaçãoA cota de compras na fronteira de Foz do Iguaçu vai continuar sendo de US$ 300. O anúncio da suspensão da Portaria nº 307, do Ministério da Fazenda, que iria reduzir a cota de compras na tríplice fronteira para US$ 150, foi feito pela senadora Gleisi Hoffmann, candidata ao governo estadual pela Coligação Paraná Olhando Pra Frente, nesta terça-feira (22), em Assunção.

Gleisi recebeu a notícia da assessoria da Casa Civil e do Ministério da Fazenda. 

“Esta medida não vai entrar em vigência. Era, na realidade, uma regulamentação sobre free shops e não deveria tratar da cota. A redução será suspensa e vamos voltar à cota de US$ 300”,  disse. 
Na manhã desta terça-feira, a candidata se encontrou com o presidente Horácio Cartes, no Palácio de los Lopes, e visitou o Senado paraguaio. Depois foi homenageada pela Senado Paraguaio.


Postado por Joel de Lima às 8:08 AM Nenhum comentário:

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Em Foz do Iguaçu, Gleisi recebe entidades de classe

A candidata da coligação Paraná Olhando Pra Frente ao governo estadual, Gleisi Hoffmann, cumpriu agenda de campanha durante toda a manhã deste domingo (20) em Foz do Iguaçu. Gleisi se reuniu com diretores de escolas estaduais e municipais e dirigentes do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Acifi (Associação Comercial e Industrial), Adeop (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná) e Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

Professores e lideranças das entidades apresentaram sugestões para o Plano de Governo nas áreas de educação e para o desenvolvimento econômico e fortalecimento do turismo na região de fronteira.

No dia anterior, a candidata participou de um encontro com mais de 100 lideranças políticas, também em Foz do Iguaçu, em reunião organizada pelo ex-prefeito do município Paulo Mac Donald. Na ocasião foram apresentadas propostas para os setores de saúde, educação, segurança e infraestrutura para o Estado.

Gleisi visitou Foz do Iguaçu acompanhada do candidato ao Senado, Ricardo Gomyde, e do vice Haroldo Pereira. Todos foram recepcionados pelo ex-prefeito Paulo Mac Donald (PDT) e os candidatos a deputado federal, Nilton Bobato (PCdoB), e estadual, Anice Gazzaoui (PT).

Postado por Joel de Lima às 8:11 AM Nenhum comentário:

"O Paraná precisa ter políticas públicas específicas para as mulheres", afirmou Gleisi Hoffmann,  candidata ao governo pela Coligação Paraná Olhando Pra Frente, durante reunião realizada na manhã deste sábado (19), em Curitiba, com mais de 100 lideranças femininas de 35 cidades de todas as regiões do Paraná.

O candidato ao Senado Ricardo Gomyde assim como vice-prefeitas, vereadoras, secretárias municipais e candidatas a deputadas federal e estadual do PT, PDT e PCdoB também participaram do encontro.

Gleisi lembrou que as mulheres tiveram papel fundamental na sua eleição ao Senado em 2010. “Eu não chegaria ao Senado e à Casa Civil, e não vou chegar ao governo do Paraná, sem a força das mulheres. Sou resultado desta organização, do esforço e do trabalho das mulheres. Nós temos força e podemos fazer a diferença.”

A candidata afirmou  que irá criar a Secretaria Estadual da Mulher, que será responsável por desenvolver projetos específicos para a área. “Meu governo vai ter políticas públicas especialmente voltadas às mulheres. Vamos ter uma Secretaria da Mulher atuante e organizada e desenvolver projetos específicos, como o enfrentamento à violência contra a mulher.”

Gleisi também apresentou as principais propostas de seu Plano de Governo para as áreas de saúde, educação e segurança. Ela lamentou que o Estado tenha perdido grandes oportunidades de desenvolvimento por conta da falta de capacidade gerencial do atual governo. “Durante o período que atuei na Casa Civil, convivi com os 27 governadores e devo dizer que o mais inexpressivo, aquele que menos lutava por recursos para o seu Estado foi o governador do Paraná.”

No evento, a candidata recebeu apoio de diversas lideranças, entre elas da secretária de Planejamento de Campo Magro, Thaiza Camestrini. “Nossa prefeitura tem uma dificuldade enorme em dialogar com o governo do Estado. Não dá mais para aguentar essa morosidade, nada anda, falta vontade de fazer. A mulher vai lá e faz, nós somos a diferença. Você, no governo do Paraná, vai fazer a mudança que o Brasil está fazendo".

A secretária de Cultura de Irati, Claudete Base, destacou que chegou a hora de uma mulher governar o Paraná. “Gleisi é sinônimo de ação e trabalho. Chegou a hora de uma mulher governar o Paraná, de mostrar a capacidade, força e a perseverança feminina. Tenho certeza que todas aqui vão vestir a camisa, arregaçar as mangas, porque nós vamos chegar à vitória.”

Fecomércio
Na noite de sexta-feira (18), a candidata participou da cerimônia de posse do presidente reeleito da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/PR), Darci Piana, e da nova diretoria da entidade. Durante o evento, a Fecomércio entregou o “Troféu Guerreiro do Comércio”, homenageando os empresários de destaque do Estado.

No total, 46 empreendedores, representando 30 cidades do Paraná, foram homenageados na 9ª edição do prêmio. Gleisi entregou o troféu aos empresários Ardisson Naim Akel, Aroldo Schultz e Carlos Beal, de Curitiba, Carlos Mamoru Ajita, de Maringá e Celso Bevilacqua, de Cascavel. “O Troféu é um reconhecimento justo e necessário aos empresários, que contribuem de maneira tão significativa para o desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil”, disse.

A Fecomércio também entregou a comenda "Ordem do Mérito do Comércio" ao presidente do Sistema Fiep, Edson Luiz Campagnolo, e o diretor do Grupo Barigui, Felix Bordin. Participaram da solenidade o candidato ao Senado, Ricardo Gomyde, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.

Postado por Joel de Lima às 8:10 AM Nenhum comentário:

Em Foz Gleisi diz que saúde será prioridade no Paraná

A saúde será prioridade na gestão de Gleisi Hoffmann . “É um compromisso que assumo, mais do que candidata, mas como mulher e como mãe. Dá para fazer; sabemos como e vamos fazer. Vamos arrumar a saúde do Paraná”, afirmou a candidata ao governo do Estado pela coligação Paraná Olhando Pra Frente durante visita a Foz do Iguaçu neste sábado (19).

Gleisi explicou que um dos principais gargalos do sistema de saúde do Paraná, a falta de médicos especialistas, será solucionado com o programa  “Mais Médicos – Especialistas”, inspirado no modelo do governo federal. “Inicialmente vamos fazer com nossos médicos, mas se precisar, vamos trazer médicos de fora. Hoje a população não tem pediatra, ginecologista, oncologista. Com esta medida, vamos solucionar a curto prazo este problema”, afirmou.

A candidata disse que pretende utilizar a infraestrutura de fibra ótica da Copel para interligar as unidades de saúde do Estado. Segundo Gleisi, a medida irá revolucionar o sistema de agendamento de exames e diagnósticos. “A Copel possui rede de fibra ótica em todos os municípios. Já era para termos todas as unidades de saúde e hospitais interligados. Hoje temos meios e tecnologia que permitem aos profissionais da saúde realizar o diagnóstico em tempo real dos pacientes. É uma questão do governo estadual tomar a iniciativa e fazer.”

Gleisi relembrou que no período em que foi diretora financeira de Itaipu conseguiu viabilizar, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, que o Ministério da Saúde aumentasse os recursos destinados ao sistema de saúde do município, com os valores saltando de R$ 700 milhões para R$ 2 bilhões. “Nossa luta foi para que o governo federal tratasse de forma diferenciada a situação em Foz. A fronteira é uma região diferente", disse.

Propostas
A candidata também apresentou suas propostas nas áreas de educação, segurança e infraestrutura para o Estado. “Quando a gente tem força de vontade, iniciativa, trabalha e corre atrás, dá para fazer. Se ficar sentado no Palácio Iguaçu, o Paraná não vai melhorar”, complementou.

Gleisi visita a região oeste acompanhada do candidato a vice, Haroldo Ferreira, e do candidato ao Senado, Ricardo Gomyde.  Neste sábado, ela esteve com mais de 100 lideranças políticas de Foz do Iguaçu em reunião organizada pelo ex-prefeito Paulo Mac Donald. Participaram os deputados Toninho Wandscheer (PT) e Nelson Luersen (PDT), além de prefeitos, vices, vereadores e candidatos a deputado federal e estadual da coligação.
Postado por Joel de Lima às 8:08 AM Nenhum comentário:

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Gleisi cumpre agenda em Foz neste final de semana



A candidata ao Governo do Paraná, Gleisi Hoffmann, da coligação Paraná Olhando Pra Frente (PT, PDT, PCdoB, PRB e PTN), apresentará suas propostas para o governo estadual nos próximos quatro anos, neste sábado (19) e domingo (20) em Foz do Iguaçu.  Estará presente também Ricardo Gomyde, candidato ao Senado Federal e Haroldo Ferreira, candidato a Vice Governador.

No sábado, o encontro será realizado no Recanto Park Hotel com início às 15h30. 

Programação sábado

A abertura será feita pelo ex-prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi, seguido de apresentações dos programas federais pelo diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek. Ele falará dos resultados do  Minha Casa Minha Vida, Agricultura Familiar, Educação Infantil, Pro Uni + Universidades, Ciência Sem Fronteira, Unila – Curso de Medicina, Pronasci, Mais Médicos e Bolsa Família.
Paulo Cesar de Mello (Bagé) abordará assuntos relacionados à infraestrutura; Alexandre Kraemer sobre Saúde e Paulo Mac Donald sobre Educação.

A segunda parte da agenda será no domingo pela manhã com reuniões privadas setoriais. Entre os temas a ser discutidos, saúde, educação, sindicatos, turismo e agricultura. A reunião começará às 9h.
Postado por Joel de Lima às 10:11 AM Nenhum comentário:

Rede Proteger ganha site

À frente, Marcio Bortolini apresenta o site durante reunião entre representantes das entidades integrantes da rede.
    

A Rede Integral de Proteção à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger) acaba de ganhar uma importante ferramenta para divulgar campanhas, incentivar denúncias e integrar as 40 instituições que a compõem: é o site www.redeproteger.com.br. A página, apresentada ao grupo na sexta-feira (11), na Escola de Leigos, em Foz do Iguaçu, ainda não está no ar, mas a publicação deverá acontecer em breve.

  Segundo Márcio Bortolini, da equipe do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente da Itaipu (PPCA), o site é um pedido antigo. “As instituições precisavam de um ambiente virtual onde pudessem apresentar suas atividades, e onde poderemos contar um pouco da história da Rede”, disse. 
   
No site também estará disponível o calendário de ações da Rede Proteger e das atividades promovidas individualmente pelas instituições. Haverá espaço para publicação de notícias, fotos e um formulário para quem quiser entrar em contato.
   
A Guarda Mirim é uma das parceiras que terá espaço no site. Segundo o diretor da instituição, Hélio Cândido do Carmo, na página será possível compartilhar temas importantes relacionados à proteção de meninos e meninas. “Dará mais transparência às ações e será um canal permanente de incentivo a denúncias de maus-tratos contra crianças”, avaliou.
   

Site estará disponível em alguns dias.
 
Rede Proteger
   
A Rede Proteger é composta por 40 instituições. Seu objetivo é integrar e fortalecer serviços e programas de proteção integral às crianças e adolescentes na Tríplice Fronteira; propor estratégias para o fortalecimento das instituições e suas ações; apoiar atividades que visam à melhoria do acesso da população às ações e serviços de atenção integral a meninos e meninas e fomentar o aperfeiçoamento das políticas públicas na defesa do público infantojuvenil.


Fonte: JIE
Postado por Joel de Lima às 10:00 AM Nenhum comentário:

terça-feira, 15 de julho de 2014

Trilheiros têm aula inaugural


Aula inaugural do 6º Trilha Jovem: Fernanda Fedrigo, diretora executiva do Polo Iguassu, dá as boas-vindas.
  
Um grupo de 120 adolescentes entre 16 e 21 anos começou, nesta segunda-feira (14), no Cineteatro dos Barrageiros, a trilhar um caminho para o desenvolvimento profissional. Eles participaram da primeira aula da 6ª edição do Projeto Trilha Jovem. Durante cinco meses eles serão preparados para ingressar, permanecer e crescer no mercado de trabalho, especificamente no setor turístico.
   
O projeto é mantido pelo Instituto Polo Iguassu, com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.

  

Manuele Fritzen e Gilmar Piolla: Polo Iguassu e Itaipu unidos no apoio ao Trilha Jovem.
  
A aula inaugural foi a oportunidade para o primeiro contato com professores, apoiadores e o conteúdo programático. As demais aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Elas serão divididas em três eixos: desenvolvimento humano e sustentável, promoção da excelência em serviço e plano de vida e carreira.
  
Segundo a presidente do Polo Iguassu, Manuele Fritzen, o objetivo não é apenas capacitar os “trilheiros”, mas promover o desenvolvimento profissional e a inserção no mercado de trabalho. “Hoje começa mais uma etapa da nossa missão. Só acreditamos que ela esteja concluída quando os jovens estiverem empregados e desempenhando com competência suas funções.”

  


Juan Sotuyo e Jurema Fernandes: oportunidade de aprender, crescer e se destacar.

  
Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, o Trilha Jovem é uma parceria de futuro, pois Foz é uma cidade cada vez mais turística, que precisa de profissionais qualificados nesta área. “Aproveitem essa oportunidade de ouro. Trabalhar e estudar não mata ninguém. Pensem que daqui a cinco meses vocês deixarão de ser alunos e serão profissionais da área de turismo.”
  
“Esse projeto oferece a oportunidade de vocês sonharem, mas também de transformar esses sonhos em realidade”, afirmou o diretor-superintendente do PTI, Juan Sotuyo.
 

Trilheiros
   


Eliane Sarmento e Stefany Silva: exemplo que inspira os novo alunos.
 
Eliane Sarmento de Oliveira, de 21 anos, é uma ex-trilheira. Logo após concluir o curso em 2012 ela foi contratada para atuar no Complexo Turístico Itaipu (CTI). “Nunca imaginei trabalhar em uma das maiores empresas do País. Se não fosse pelo Trilha, talvez ainda não teria uma profissão.”
   
Stefany Silva, de 16 anos, está entre os 120 novos selecionados, que venceram uma concorrência de quase 2 mil pessoas. Ela pretende seguir os mesmos caminhos de Eliane. “Quando apresentaram o projeto na minha escola não pensei duas vezes e já me inscrevi. Quero aproveitar cada momento do curso e, ao final, estar empregada.”

  
Diferencial
  


Representantes de entidades apoiadoras do Trilha Jovem presentes na aula inaugural.
  
Embora coordene o trabalho de vários jovens, Jurema Fernandes, gerente do CTI, disse sentir uma diferença muito grande na atuação dos trilheiros. “A qualidade técnica e o conhecimento são semelhantes, mas o que diferencia os trilheiros dos demais é o comportamento. Eles têm uma motivação diferente. Uma vontade de desenvolver bem a função.”
  
Resultados
  
Desde a implantação em 2006, dos 690 jovens que passaram pelo Trilha Jovem, cerca de 430 estão atuando em alguma empresa do setor turístico de Foz do Iguaçu. Devido a esses resultados positivos, mais de 1.800 jovens participaram da seleção para a sexta edição do projeto.
   
“Acreditamos que, ao final desses cinco meses, os trilheiros já estarão empregados, pois os empresários reclamam da falta de profissional em todas as áreas, sobretudo na de alimentos e bebidas”, disse Fernanda Fedrigo, diretora executiva do Polo Iguassu.
  
Em novembro haverá um novo processo seletivo. “Queremos abrir uma nova turma em janeiro de 2015”, anunciou Fernanda.


Fonte: JIE
Postado por Joel de Lima às 11:22 AM Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Veja também

  • Deputado Federal Zeca Dirceu
  • Dr. Rosinha
  • Blog do Planalto
  • Dilma na Web
  • Gleisi Senadora do Paraná
  • Brasil
  • Itaipu Binacional
  • Presidência da Repúlica
  • Zé Dirceu - um espaço para a discussão no Brasil
  • Portal Saúde
  • Combate à Dengue
  • Duplicação pela Vida
  • Inep
  • Nova Gripe
  • Objetivos do Milênio

Pesquise neste blog

Arquivos

  • outubro (1)
  • agosto (2)
  • julho (1)
  • junho (11)
  • maio (11)
  • abril (17)
  • março (23)
  • fevereiro (21)
  • janeiro (16)
  • dezembro (10)
  • novembro (27)
  • outubro (24)
  • setembro (24)
  • agosto (16)
  • julho (9)
  • junho (13)
  • maio (6)
  • abril (14)
  • março (26)
  • fevereiro (23)
  • janeiro (11)
  • dezembro (5)
  • novembro (2)
  • outubro (23)
  • setembro (17)
  • agosto (15)
  • julho (25)
  • junho (19)
  • maio (18)
  • abril (20)
  • março (13)
  • fevereiro (19)
  • janeiro (10)
  • dezembro (7)
  • novembro (15)
  • outubro (16)
  • setembro (13)
  • agosto (12)
  • julho (15)
  • junho (5)
  • maio (17)
  • abril (19)
  • março (19)
  • fevereiro (17)
  • janeiro (14)
  • dezembro (5)
  • novembro (23)
  • outubro (22)
  • setembro (18)
  • agosto (19)
  • julho (22)
  • junho (20)
  • maio (24)
  • abril (24)
  • março (19)
  • fevereiro (18)
  • janeiro (27)
  • dezembro (30)
  • novembro (31)
  • outubro (36)
  • setembro (47)
  • agosto (41)
  • julho (40)
  • junho (44)
  • maio (47)
  • abril (38)
  • março (51)
  • fevereiro (44)
  • janeiro (16)
  • dezembro (9)
  • novembro (42)
  • outubro (80)
  • setembro (41)
  • agosto (42)
  • julho (33)
  • junho (4)
  • março (6)
  • fevereiro (4)
  • janeiro (2)
  • março (1)

Perfil

Minha foto
Joel de Lima
Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil
Paranaense de Goioerê, radicado em Foz do Iguaçu há 36 anos. Advogado, militante social e político. Trabalhando no projeto da Itaipu Binacional há 35 anos, ex dirigente do Sindicato dos Eletricitários por dez anos. Período em que coordenou o movimento intersindical, atuando na defesa dos interesses públicos, com ênfase na defesa das políticas sociais, tais como saúde, infância e juventude, ressocialização de apenados, desenvolvimento regional, educação, cultura etc. Desde 2003 contribuindo na execução dos programas sociais da Itaipu Binacional, implementados a partir da ampliação da missão da empresa. Ocupou a função de Assistente das Diretoras Financeiras Executivas da Itaipu, Gleisi Hoffmann e Margaret Groff. Atualmente ocupa a função de Assistente do Diretor Geral Brasileiro, Jorge Miguel Samek. Nas horas vagas passeia pela América do Sul, de motocicleta, a fim de conhecer melhor os povos e as culturas.
Ver meu perfil completo

Homenagem - 25 anos de Itaipu

Homenagem - 25 anos de Itaipu
Joel completa 25 anos como empregado da Itaipu Binacional. Recebe homenagem dos diretores

Mais acessadas

  • Semana de Definições
    O Partido dos Trabalhadores (PT) de Foz do Iguaçu abriu prazo para inscrição de pré candidatos à Prefeitura, acompanhando calendário estabel...
  • Meritocracia?
    Por Paulo Nogueira, no blog  Diário do Centro do Mundo : Meritocracia. Uma das palavras mais pronunciadas por Aécio nesta campanha é e...
  • Exército já tem efetivo pronto para atuar contra dengue em Pernambuco, diz general
    Número de militares treinados para a ação é de 250 homens, mas outros serão preparados O comandante militar do Exército Brasileiro no ...
  • IFPR inaugura Laboratório de Recursos Naturais nesta sexta-feira (24)
    O campus de Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR) inaugura nesta sexta-feira, 24, o Laboratório de Recursos Naturais. A soleni...

Na mídia

Clipagem

Junte-se aos meus SEGUIDORES

Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.