segunda-feira, 6 de julho de 2015

Sobre Rodas promove mostra de carros antigos e elétrico

Exposição será aberta no dia 7 de agosto
 
Para celebrar o aniversário de quatro anos, a revista Sobre Rodas organiza a 2ª edição da mostra “Do Passado ao Futuro”, que proporcionará aos visitantes uma viagem ao passado com direito a uma volta no futuro.
 
De 7 a 30 de agosto, o Cataratas JL Shopping será invadido por 20 carros de várias gerações. O objetivo é trazer ao público diferentes veículos para que os visitantes conheçam mais sobre a história de cada um deles.
 
Entre as antiguidades mais recentes, alguns veículos da coleção do empresário iguaçuense Veraldo José Barbiero. Um fusca 1962, um Karmanguia 1968, uma Mercedes 1980 e um Maverick 1974.
 
 
Veraldo e suas relíquias
 
No início, os carros de Veraldo eram somente para uso pessoal, como um dos primeiros herdados do sogro, mas depois a paixão cresceu. “Comecei a comprar em 95 e sempre que viajava acabava achando algo que me interessava”.
 
Entre os preferidos está o Fusca 62 e o Impala 67. “Neles é tudo original”, garante. A última aquisição foi a Mercedes 1980.
 
A ideia de manter a coleção não tem uma razão específica, mas o dono afirma não ter nenhum interesse em vender qualquer uma das peças. “Quando alguém vem visitar as garagens, eu nem deixo falar em preço, porque não penso em trocar ou vender.”
 
O gosto por veículos clássicos está ligado à mecânica e sua durabilidade. “É preciso ter paciência para lidar com carros antigos justamente porque a mecânica é diferente. O material desses carros era mais resistente, era coisa muito boa. Hoje quase tudo é de plástico”, diz.
 
Os Fordinhos
 
Outras preciosidades serão da coleção do Sr. Celso Ramos Maciel. Dono de mais de 20 dessas beldades, ele mantém cada um como se fosse um pequeno troféu do tempo, do qual nem a tecnologia, nem o desempenho dos carros novos são capazes de vencer. A exemplo de milhares de colecionadores, ele iniciou sua coleção por um gosto comum da juventude. “Na minha época, quando um cara tinha um carro, ele entrava em qualquer lugar rodando a chave entre os dedos e todo mundo ficava de boca aberta. Era algo muito difícil de ter, era caro e quem tinha uma bicicleta já estava feliz”, lembra cheio de bom humor.
 
Os Fordinhos já confirmaram presença
 
Maciel está falando dos anos 50, 60, nos tempos de sua juventude. Mas foi nos anos 70 que conseguiu realizar um grande sonho. “Eu sempre fui apaixonado por carros, e quando encontrei as carcaças para vender, fui comprando uma a uma”. O primeiro da imensa lista foi uma baratinha Ford 29. Daí em diante não parou mais.
 
Futuro
 
Mas nem somente de clássicos do passado a exposição da Sobre Rodas aposta. As novidades e tendências do futuro, como os carros elétricos também estarão no espaço, representado Renault Twizy.
 
O pequeno Twizy é resultado de parceria entre a Itaipu Binacional e a Renault e estão em uso dentro da usina integrando o projeto Veículo Elétrico, que estimula o desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade. Embora não seja vendido ao consumidor final, o Twizy montado em Itaipu servirá de incentivo para uma cadeia de fornecedores de veículos elétricos mais estruturada.
 
O Twizy é equipado com motor elétrico de 17 cv e capaz de levar um passageiro (além do motorista), o Twizy foi concebido para uso urbano. Sua velocidade máxima, segundo a marca, é de 80 km/h, enquanto a autonomia é de 100 km.
 
Exposição
 
A primeira edição “Do Passado ao Futuro”, realizada em agosto de 2014, levou ao Shopping mais de 30 mil crianças, homens, mulheres, jovens e idosos de várias partes do Brasil, como também turistas do Paraguai, da Argentina e até de Portugal.
 
Mais informações pelo telefone (45) 9123-5461 ou email: revistasobrerodas@hotmail.com
 
Fotos: Kiko Sierich

Nenhum comentário:

Postar um comentário