quinta-feira, 26 de maio de 2011

Rede Proteger e Plugados serão apresentados em encontro regional

A experiência do projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura! e da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger) será apresentada, nesta sexta-feira (27), no “Encontros Macro-regionais do 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes”.
  
A abertura do seminário será às 9h30, no Recanto Park Hotel. A diretora financeira executiva, Margaret Groff, representará a Itaipu.
    
O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social com o apoio da Itaipu Binacional, reunirá professores e integrantes das redes de proteção infantojuvenil de mais de 123 municípios paranaenses – entre eles, Cascavel, Umuarama e Pato Branco.
   
No período da manhã será lançado o "Plano Estadual de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes"; à tarde haverá apresentações dos programas de prevenção e enfrentamento do sistema de garantia dos diretos da criança e do adolescente.
    
Para a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, Gladis Mirtha Baez, neste encontro será possível promover o intercâmbio de experiências. “A metodologia utilizada na execução do Plugado!, por exemplo, pode ser aplicada em diferentes realidades”, explica.
  
Também serão apresentados trabalhos mantidos pelas prefeituras de Assis Chateaubriand, Cascavel e Coronel Vivida.
 
Plugado!
  
O ‘Plugado!’, mantido pelo PPCA e Casa do Teatro, beneficia cerca de 800 estudantes de escolas públicas de Foz. Mantém 40 agentes culturais em dez escolas. Eles atuam como multiplicadores das linguagens de teatro e dança e oferecem formação para a cidadania. Cada plugado recebe uma bolsa de R$ 100 como forma de estímulo e de complementação da renda familiar. Na semana passada, o projeto recebeu o Prêmio Nacional Neide Castanha de Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário