segunda-feira, 6 de julho de 2015

Menina de ouro: Jovem Atleta vence mundial escolar na China

 
Com um salto triplo de 12,30 metros, a adolescente Victória Nieradka Violante ( no centro da imagem), de 16 anos, integrante do Projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro, conquistou a medalha de ouro no Mundial Escolar de Atletismo, realizado em Wuhan, na China, entre os dias 27 de junho e 2 de julho. A competição reúne atletas de 30 países, nas 27 modalidades do atletismo.
  
“Treinei muito. A minha meta era ultrapassar os 12 metros. E consegui, por pouco, mas consegui. Estou muito feliz”, disse a jovem.

Outra brasileira acompanhou Victória no pódio. A prata foi para Priyadarshini Suri, da Indonésia, com um salto de 11,98 metros, e o bronze para a brasileira Jhully Maria Costbra, que atingiu a marca de 11,88 metros.

O presidente do Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu Adenilson Caetano, elogiou não apenas a atuação de Victoria pelo excelente desempenho nas competições, mas também fez um agradecimento especial ao treinador Sérgio Muniz dos Santos, o Quick, e à Itaipu. “Essa conquista vem de um série de fatores. Nossa atleta é muito dedicada e temos um ótimo treinador, mas sem o apoio oferecido pela Itaipu e demais parceiros não teríamos conseguido”, disse.
  
A Itaipu apoia o Projeto Jovens Atletas por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), oferecendo equipamentos para treino, alimentação, uniforme e o custeio das viagens. “Nosso atletas só se tornarão competitivos se participarem de competições. Após várias disputas, Victória conquistou a vaga para a China e fez bonito. Antes da Itaipu nunca tínhamos saído de Foz”, explicou Quick.
  
Ele ainda lembrou que a última vez que um atleta representou Foz do Iguaçu em mundiais foi em 1994, há 21 anos. Vitória foi também a primeira esportista feminina a defender a cidade em campeonato mundial.
  
Para Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), é gratificante ver a evolução dos atletas a cada disputa. “São atletas formados na cidade. Com certeza teremos muitos outros resultados expressivos como este. A Itaipu está apenas dando a oportunidade para a prática do esporte e oferecendo estrutura para suas viagens e competições”.
 
O Jovens Atletas
 
O projeto promove o treino diário de 100 crianças e adolescentes e 10 atletas paradesportistas, nas 27 modalidades de atletismo, no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Destes, 24 estão entres os 20 melhores do país em suas provas.
  
Além da Itaipu, o Jovens Atletas conta com o apoio da Secretaria Municipal do Esporte e outras empresas da cidade.
 
Interessados em participar podem entrar em contato com o Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, pelos telefones (45) 9805-3449 e (45) 8817-8749.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário