sexta-feira, 31 de julho de 2015

Rede Proteger pede adesão à Campanha Coração Azul


 
No dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – 30 de Julho - representantes da Rede Proteger pediram o apoio de psicólogos, advogados, educadores, pedagogos e da comunidade iguaçuense para divulgar a Campanha Coração Azul Contra o Tráfico de Pessoas. O convite à adesão ocorreu durante a 11ª Conferência Municipal de Assistência social realizada nesta quinta-feira (30), no Hotel Foz do Iguaçu.

“Embora a campanha seja encerrada nesta sexta-feira (31), a Rede Proteger realizará durante todo o mês de agosto várias atividades de conscientização. Queremos que todo o cidadão esteja um multiplicador da luta contra o tráfico humano”, disse Maria Emília Medeiros de Souza, coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.
 
Equipe do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu

Maria Emília lembrou que em todo o mundo, 2,4 milhões de pessoas são traficadas todos os anos e que tráfico de pessoas é a segunda atividade criminosa mais lucrativa do mundo. Movimenta 32 bilhões de dólares por ano. “Nossa ideia é reforçar a divulgação dos telefones para denunciar casos de tráfico de pessoas e assim, punir os culpados”.

Os números para denúncias são 100 e 180 (Disque Direitos Humanos). Outra forma de se comunicar com a Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça é pelos e-mails traficodepessoas@mj.gov.br. A Polícia Federal também aceita denúncias pelo endereço urtp.ddh@dpf.gov.br.
Coração Azul
 
Lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, a Campanha Coração azul visa alertar e prevenir que mais mulheres, principalmente, sejam vítimas do tráfico internacional de pessoas. Mas, além do tráfico de mulheres e crianças, a campanha tem como objetivo a prevenção e o combate ao trabalho análogo ao de escravo, à servidão doméstica, à remoção de órgãos e à adoção ilegal.
 
O coração azul é o símbolo internacional da campanha e, como essa também é a cor que simboliza as Nações Unidas, demonstra o compromisso da ONU na luta contra esse crime, que atenta ostensivamente contra a dignidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário