quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Denúncias de maus tratos contra crianças e adolescentes aumenta na região

Reunião de representantes de entidades que integram a Rede Proteger, no Sesc: 2013 com saldo positivo.
   
Uma das metas da Rede Proteger em 2013 era incentivar a denúncia de exploração sexual e maus tratos contra meninos e meninas em Foz do Iguaçu. Essa e outras missões do grupo foram alcançadas e a Rede termina o ano com saldo positivo. A avaliação foi feita na sexta-feira (29), durante a última reunião de 2013 da rede, no Sesc, em Foz do Iguaçu.
    
Segundo dados do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), o número de denúncias de maus tratos cresceu mais de 10% nos primeiros 11 meses de 2013, se comparado aos 12 meses de 2012. O aumento, segundo os coordenadores da Rede, tem relação com as campanhas realizadas durante o ano.
   
Outra conquista da Rede é a Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil. Inicialmente, foi realizada apenas no município, mas acabou ganhando uma proporção maior e deve mostrar seus resultados no próximo ano.
   
A campanha envolve agora Brasil, Paraguai e Argentina, com a apresentadora Xuxa Meneghel assumindo o papel de madrinha da campanha, cedendo sal imagem para todas as peças publicitárias.
    
Com esta parceria, a Fundação Xuxa Meneghel, que tem como presidente a própria apresentadora, é a mais nova integrante da Rede Proteger. “Contamos com mais de 40 instituições, mas a Fundação Xuxa dará às nossas ações uma repercussão nacional”, disse Criviam Paiva de Siqueira, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu (AS.GB).
  
Com isso, a expectativa é que o número de crianças em situação de risco na Tríplice Fronteira, que hoje é de cerca de 3,5 mil, seja reduzido consideravelmente. “Em 2014, continuaremos a contribuir para que as políticas públicas em prol da criança e do adolescente sejam fortalecidas”, completou Criviam.
   
Segundo o coordenador da Rede Proteger, Hélio Cândido do Carmo, presidente da Guarda Mirim, a Rede Proteger atua, sobretudo nas áreas de acolhimento, educação e aprendizagem. “Toda a ação relacionada à defesa da infância é importante, mas a exploração tem sido pauta constante, pois essa violência é uma das formas mais perversas. Viola os direitos básicos das crianças, negando a elas liberdade, prazer, dignidade e a oportunidade de crescer em ambientes que ofereçam condições saudáveis de desenvolvimento”, disse.
   
Para continuar a leitura, clique em Leia Mais.


Capacitação
  
Sueli Ruiz, coordenadora da Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil, lembrou que em 2014 haverá muito trabalho pela frente. Em fevereiro iniciam os cursos voltados aos profissionais na área do turismo. “Não podemos permitir que esta região tão repleta de belos atrativos tenha crianças exploradas. Todos os profissionais do turismo participarão dos cursos”, ressaltou.
    
Também serão produzidos de guias de referência para jornalistas, educadores e para as próprias crianças.
    
Conselho Tutelar

    
Outro ganho na área da defesa dos direitos da criança e do adolescente na cidade foi a implantação do 2º Conselho Tutelar, de acordo com o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
    
Outra ação que envolveu não somente as 40 instituições que formam a Rede Proteger, mas a sociedade como um todo foi a Caminhada no dia 18 maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil.
      
Em 2013, ocorreu também a retomada da execução do Programa Guarda Subsidiada, pela Associação Fraternidade e Aliança (AFA), e o lançamento da campanha de arrecadação do Funcriança, para doação de parte do imposto de renda às entidades de Foz.
    
"Temos que avançar muito no próximo ano. Esperamos que a articulação realizada até então, entre os atores da política local, continue. Somente assim o direito de nossos meninos e meninas será garantido, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", disse o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), André dos Santos.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário