quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

GT Itaipu-Saúde capacita 30 cuidadores de idosos

Depois de dois meses de aula, o grupo de 30 cuidadores informais que participou do Curso para Cuidadores de Idosos do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde) recebeu seus certificados de conclusão na sexta-feira (30), no Sesc de Foz do Iguaçu. Os novos cuidadores agora estão mais preparados para atender os idosos, seja nas unidades hospitalares ou em domicílio.

Vera Lúcia da Silva, uma das “formandas”, trabalha no Lar dos Velhinhos. O conhecimento prático de como atender os 68 idosos internados na unidade ela já tinha, mas agora sabe também a teoria e os conceitos. “Nunca tinha participado de um curso específico como esse. As aulas foram dadas por especialistas, o que faz toda a diferença quando se trata de cuidar de pessoas. Com certeza, agora estou ainda mais preparada”, disse.

Regina e Vera: cuidadoras com experiência e, agora, formação.

Outra aluna do curso foi Regina Souza, que cuida da mãe de 84 anos. Segundo ela, as dicas dos pelos profissionais já estão sendo colocadas em prática. “Eu cuidava com amor. Agora, vou cuidar também com qualificação”, relatou.

Um dos exemplos mais interessantes de aprendizado, segundo Regina, foi a rotina do Caderno do Cuidador – uma espécie de “diário do idoso”. “É importante ter anotados todos os horários dos remédios e medicações. Assim, na troca de turno, é só ler o caderno para saber o que aconteceu e o que ainda precisa ser feito”, explica.

Capacitação

“Geralmente, o GT Itaipu-Saúde oferece cursos aos profissionais de saúde. Desta vez, porém, buscamos capacitar pessoas que não têm experiência profissional na área, mas que, no dia a dia, cuidam de idosos”, explicou Paula Rodrigues, coordenadora do curso.

O curso foi dividido em oito módulos, com enfoque na orientação e na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. As disciplinas incluíram de tópicos práticos, como acomodar a pessoa na cama, auxiliar em exercícios e vestuários; a informações técnicas como alimentação saudável e medicação, emergência no domicílio e maus tratos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

BAlada Especial: White Party beneficiará APAE

No dia 05 de dezembro, a partir das 14h30, os organizadores da festa White Party Cataratas e a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) realizam a primeira Balada Especial. O objetivo é inserir socialmente 190 jovens na área de entretenimento e lazer através da música, diversão e interação pessoal. A festa que será realizada no dia 08 de dezembro, na ONO também está arrecadando brinquedos para ser doados a instituição. A balada será comandada pela DJ residente Marina Rocha que vai tocar sertanejo, pop e eletrônico. Depois da balada será servido um lanche para os participantes.

Serviço
Evento: Balada Especial
Local: ONO Music Hall
Endereço: Rua Rosa Cirilo de Castro, 85 – Polo Centro
Horário: 14h30
Organizadores: Marcio Queiroz
Contato: 45 – 99416573 - 30275700

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Canal Futura reforça a Rede Proteger

Encontro na Escola de Leigos reuniu representantes do Canal Futura e integrantes da Rede Proteger.

A Rede Proteger ganhou mais um reforço na defesa dos direitos das crianças e adolescentes na fronteira. O Canal Futura entregou, na sexta-feira (30), na Escola de Leigos, em Foz do Iguaçu, o guia “Que exploração é essa?” aos representantes das instituições da rede.

Produzido pelo Canal Futura, Organização Childhood e outras entidades, o material tem como objetivo servir de subsídio na luta contra a exploração e abuso sexual de meninos e meninas. Em todo o Brasil serão distribuídos mil exemplares. Além de um livreto, o guia vem acompanhado de dois CDs com filmes e séries.


Criviam (à esquerda) recebe das mãos de Lizely um exemplar do guia.

Com uma linguagem simples e acessível, o material trata da violência infanto-juvenil, violência sexual, exploração sexual, exploração sexual turística, pornografia e tráfico de pessoas, entre outros.

Lizely Roberta Borges, mobilizadora do Futura na região Sul, explicou que o guia é resultado de uma série de pesquisas e matérias produzidas pelo Futura em 2009 – e que renderam, inclusive, o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, na categoria “Boas Práticas”.

Lizely exibe a capa do guia: mais uma ferramenta a ajudar no combate à exploração infanto-juvenil.

O material será utilizado tanto para a formação dos técnicos que atuam na defesa dos direitos à infância como também com os próprios jovens. “Fizemos algo humano e lúdico, capaz de atingir as pessoas sem causar repúdio. Os personagens relatam histórias reais e incentivam a denúncia”, disse.

Em julho de 2013, a equipe do Futura voltará à cidade para ver o resultados do trabalho. “Queremos saber se o material ajudou as instituições”, explicou Lizely.

Para Criviam Paiva de Siqueira, da Itaipu, o guia vem ao encontro dos trabalhos já realizados na capacitação dos técnicos que atuam na área. “Somente em 2012 realizamos três cursos e esse material será mais uma ferramenta”.

Fonte: JIE

Unati forma mais 25 alunos


 Fomandos da 3ª turma da Unati no CRV, sexta-feira (30).

Os 25 alunos da 3ª turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) receberam os certificados de conclusão de curso, na noite de sexta-feira (30), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, em Foz do Iguaçu. A cerimônia contou com a presença da coordenadora do Programa Rede Cidadã, Criviam Paiva de Siqueira, do coordenador da Unati, Antônio Carlos Nantes, de representantes da Unioeste e de familiares dos formandos.

Nantes aproveitou o momento e agradeceu o apoio da Itaipu. “Itaipu é parceira desde o início, e sem essa contribuição não conseguiríamos oferecer este espaço aos nossos idosos”, ressaltou. O aprendizado, segundo o coordenador, é mútuo. “Nesses dois anos os alunos não somente aprenderam, mas foram grandes professores. Nos ensinaram com sua experiência de vida e otimismo”.

 
Os formandos

A aluna mais idosa, Leonilda Carlessi, de 80 anos, era só alegria. Depois de quase 70 anos sem sentar num banco escolar, frequentar as aulas da Unati foi um presente. “Nunca é tarde para aprender. Esses dois anos de curso foram muito rápidos. Fiz amizades muito boas”, contou. Ela nem pensa em guardar a mochila. Agora, quer fazer outros cursos oferecidos pela Unioeste, por meio da Unati. “Já fiz espanhol, agora falta informática e inglês”.

Roldão Frauzino Ribeiro, de 63 anos, também recebeu o diploma. O técnico em eletromecânica estava aposentado e sem muitos afazeres, mas quando foi convidado a voltar a estudar não pensou duas vezes. “Preferi estudar a não fazer nada. Com isso, aprendi a ter mais qualidade de vida e a ser mais companheiro”. Como Leonilda, Roldão não pretende voltar à vida sedentária. Em 2013 fará cursos de informática, espanhol e inglês. “Estou me sentindo muito mais jovem e vivo”.

Companheirismo

Carmem foi a oradora da turma: "Hoje, estamos mais fortalecidos e mais exigentes conosco mesmos”.

Carmem Firmina Scandalo, de 59 anos, era uma das mais jovens da turma de formandos. Ex-professora e com um jeito brincalhão e desinibido, como o próprio sobrenome sugere, Carmem foi a oradora da turma. “Vencemos mais uma etapa, na qual o companheirismo formou um novo despertar. Hoje, estamos mais fortalecidos e mais exigentes conosco mesmos”, discursou.

Homenageada da Noite

Criviam foi homenageada como “Nome de Turma” e o assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima, como paraninfo.

Criviam Paiva de Siqueira foi a Nome de Turma.

Em seu discurso ela parabenizou os formandos. “Estou feliz pela conquista de cada um de vocês. Estiveram em busca do conhecimento e por isso são merecedores deste diploma”, disse. E completou: “Vocês são a prova de que nunca é tarde para aprender. Desejo que continuem fazendo história por onde passarem. Esta homenagem me motiva a continuar trabalhando”.

Depois da cerimônia, os formandos participaram de um coquetel oferecido pela Itaipu.

Unati

A Unati é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e tem como finalidade reunir professores, pesquisadores, alunos e agentes universitários para desenvolver atividades de extensão, ensino e pesquisa ligadas ao processo de envelhecimento e à valorização do idoso na sociedade.

O funcionamento é semelhante a uma universidade, entretanto, para participar não é necessário ter o Ensino Médio. Basta vontade de aprender.

O calendário escolar é respeitado e os alunos precisam de 75% de frequencia para receber o certificado. Com duração de dois anos, as aulas são ministradas uma vez por semana.

Fonte: JIE

Itaipu apoia o Fórum Social Mundial Palestina Livre


 Comitiva de Foz do Iguaçu na Casa Palestina, durante o Fórum Social Mundial Palestina Livre, nessa quinta (29).

O assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima, representou a Itaipu no Fórum Social Mundial Palestina Livre, realizado na semana passada, em Porto Alegre (RS). Joel integrou uma comitiva de 15 pessoas de Foz do Iguaçu, a maioria formada por representantes da comunidade árabe-palestina da região.

O encontro teve o apoio da Itaipu, que promoveu a montagem da Casa Palestina, o maior estande do evento. O espaço reuniu e divulgou diversas informações da cultura palestina.

Joel de Lima (à direita) representa a Itaipu no evento.

Representando o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, Joel de Lima participou de conferências e fóruns que estimularam a discussão, troca de ideias, estratégias e planos para o desenvolvimento da solidariedade ao povo palestino.

O Fórum Social Mundial Palestina Livre é um encontro global de base popular e de mobilização da sociedade civil. Um dos objetivos do evento foi ajudar a promover a justiça e a paz no Oriente Médio.

Fonte: JIE