quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

GT Itaipu-Saúde capacita 30 cuidadores de idosos

Depois de dois meses de aula, o grupo de 30 cuidadores informais que participou do Curso para Cuidadores de Idosos do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde) recebeu seus certificados de conclusão na sexta-feira (30), no Sesc de Foz do Iguaçu. Os novos cuidadores agora estão mais preparados para atender os idosos, seja nas unidades hospitalares ou em domicílio.

Vera Lúcia da Silva, uma das “formandas”, trabalha no Lar dos Velhinhos. O conhecimento prático de como atender os 68 idosos internados na unidade ela já tinha, mas agora sabe também a teoria e os conceitos. “Nunca tinha participado de um curso específico como esse. As aulas foram dadas por especialistas, o que faz toda a diferença quando se trata de cuidar de pessoas. Com certeza, agora estou ainda mais preparada”, disse.

Regina e Vera: cuidadoras com experiência e, agora, formação.

Outra aluna do curso foi Regina Souza, que cuida da mãe de 84 anos. Segundo ela, as dicas dos pelos profissionais já estão sendo colocadas em prática. “Eu cuidava com amor. Agora, vou cuidar também com qualificação”, relatou.

Um dos exemplos mais interessantes de aprendizado, segundo Regina, foi a rotina do Caderno do Cuidador – uma espécie de “diário do idoso”. “É importante ter anotados todos os horários dos remédios e medicações. Assim, na troca de turno, é só ler o caderno para saber o que aconteceu e o que ainda precisa ser feito”, explica.

Capacitação

“Geralmente, o GT Itaipu-Saúde oferece cursos aos profissionais de saúde. Desta vez, porém, buscamos capacitar pessoas que não têm experiência profissional na área, mas que, no dia a dia, cuidam de idosos”, explicou Paula Rodrigues, coordenadora do curso.

O curso foi dividido em oito módulos, com enfoque na orientação e na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. As disciplinas incluíram de tópicos práticos, como acomodar a pessoa na cama, auxiliar em exercícios e vestuários; a informações técnicas como alimentação saudável e medicação, emergência no domicílio e maus tratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário