segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rede Proteger começa a definir atividades para o dia 18 de maio

Coordenadores das 40 instituições que integram a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger) começaram as definir as atividades que serão realizadas em Foz do Iguaçu no dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Criança e a Adolescente. As propostas foram debatidas durante a reunião mensal da Rede, realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na sexta-feira (29).
     
O lema da campanha será o mesmo dos dois anos anteriores, instituído pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Secretaria dos Direitos Humanos: “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. Uma flor simbolizará infância e vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.
     
Uma das sugestões apresentadas pela coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu, Gladis Mirtha Baez, é promover uma ação na Ponte Internacional da Amizade.
     
“Queremos parar o trânsito por alguns minutos para chamar a atenção da comunidade para o problema. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto centenas de meninos e meninas sofrem maus-tratos diariamente na nossa cidade”, afirma.
     
Denúncias

     
Não existem dados oficiais sobre o número de crianças em situação de risco no município, devido às dificuldades em notificar, mas somente o Conselho Tutelar recebe em média 100 denúncias por dia. Dessas, pelo menos duas são encaminhadas ao Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) e investigadas pela polícia.
     
“Atendemos cerca de 70 denúncias por mês, mas isso representa no máximo 15% de abusos e maus-tratos contra crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu”, explica a investigadora Michele Schemmer. Quem souber de uma criança sofrendo abuso pode denunciar pelo Disque 100 ou (45) 3524-0396.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário