segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Unati forma mais 25 alunos


 Fomandos da 3ª turma da Unati no CRV, sexta-feira (30).

Os 25 alunos da 3ª turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) receberam os certificados de conclusão de curso, na noite de sexta-feira (30), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, em Foz do Iguaçu. A cerimônia contou com a presença da coordenadora do Programa Rede Cidadã, Criviam Paiva de Siqueira, do coordenador da Unati, Antônio Carlos Nantes, de representantes da Unioeste e de familiares dos formandos.

Nantes aproveitou o momento e agradeceu o apoio da Itaipu. “Itaipu é parceira desde o início, e sem essa contribuição não conseguiríamos oferecer este espaço aos nossos idosos”, ressaltou. O aprendizado, segundo o coordenador, é mútuo. “Nesses dois anos os alunos não somente aprenderam, mas foram grandes professores. Nos ensinaram com sua experiência de vida e otimismo”.

 
Os formandos

A aluna mais idosa, Leonilda Carlessi, de 80 anos, era só alegria. Depois de quase 70 anos sem sentar num banco escolar, frequentar as aulas da Unati foi um presente. “Nunca é tarde para aprender. Esses dois anos de curso foram muito rápidos. Fiz amizades muito boas”, contou. Ela nem pensa em guardar a mochila. Agora, quer fazer outros cursos oferecidos pela Unioeste, por meio da Unati. “Já fiz espanhol, agora falta informática e inglês”.

Roldão Frauzino Ribeiro, de 63 anos, também recebeu o diploma. O técnico em eletromecânica estava aposentado e sem muitos afazeres, mas quando foi convidado a voltar a estudar não pensou duas vezes. “Preferi estudar a não fazer nada. Com isso, aprendi a ter mais qualidade de vida e a ser mais companheiro”. Como Leonilda, Roldão não pretende voltar à vida sedentária. Em 2013 fará cursos de informática, espanhol e inglês. “Estou me sentindo muito mais jovem e vivo”.

Companheirismo

Carmem foi a oradora da turma: "Hoje, estamos mais fortalecidos e mais exigentes conosco mesmos”.

Carmem Firmina Scandalo, de 59 anos, era uma das mais jovens da turma de formandos. Ex-professora e com um jeito brincalhão e desinibido, como o próprio sobrenome sugere, Carmem foi a oradora da turma. “Vencemos mais uma etapa, na qual o companheirismo formou um novo despertar. Hoje, estamos mais fortalecidos e mais exigentes conosco mesmos”, discursou.

Homenageada da Noite

Criviam foi homenageada como “Nome de Turma” e o assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima, como paraninfo.

Criviam Paiva de Siqueira foi a Nome de Turma.

Em seu discurso ela parabenizou os formandos. “Estou feliz pela conquista de cada um de vocês. Estiveram em busca do conhecimento e por isso são merecedores deste diploma”, disse. E completou: “Vocês são a prova de que nunca é tarde para aprender. Desejo que continuem fazendo história por onde passarem. Esta homenagem me motiva a continuar trabalhando”.

Depois da cerimônia, os formandos participaram de um coquetel oferecido pela Itaipu.

Unati

A Unati é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e tem como finalidade reunir professores, pesquisadores, alunos e agentes universitários para desenvolver atividades de extensão, ensino e pesquisa ligadas ao processo de envelhecimento e à valorização do idoso na sociedade.

O funcionamento é semelhante a uma universidade, entretanto, para participar não é necessário ter o Ensino Médio. Basta vontade de aprender.

O calendário escolar é respeitado e os alunos precisam de 75% de frequencia para receber o certificado. Com duração de dois anos, as aulas são ministradas uma vez por semana.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário