segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FAB alerta jovens sobre os males das drogas na Guarda Mirim

A Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu na sexta-feira (17) uma palestra sobre prevenção e os males causados pelas drogas a cerca de 200 adolescentes atendidos pela Guarda Mirim em Foz do Iguaçu. A atividade que faz parte das ações da Operação Ágata 5 contou com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional.

 Para o major Bruno Pedra, a proposta da operação não é apenas a repressão do tráfico de drogas, mas também a prevenção. “Foz foi escolhida por fazer parte das rotas internacionais do narcotráfico e a grande oferta de drogas. Por isso, queremos evitar que os jovens dessa cidade passem a ser usuários ou entrem para o crime”, disse.

“É bom saber que há mais um órgão federal preocupado em cuidar das crianças e garantir quer seus direitos sejam respeitados”, disse Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA.

“Eles precisavam mesmo receber essas informações, pois estão expostos ao contato com as drogas”, revelou a professora Laudicéia Rodrigues, presidente da Guarda Mirim.

Agride os pulmões

Durante a palestra, os meninos e meninas puderam conhecer um pouco o trabalho da FAB na repressão aos voos ilícitos nas fronteiras, bem como as características e malefícios da dependência química. Segundo o psiquiatra Jorge Jaber, presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (ABRAD), há dois sinais físicos que identificam um usuário de drogas: fissura (necessidade de usar novamente) e abstinência (quando falta a droga no organismo). A abstinência é caracterizada por um tremor matinal e muita irritação.

Jaber explicou que a maconha, por exemplo, agride os pulmões e atrofia o cérebro. “Quando mais jovem a pessoa começar utilizá-la, mais graves serão os danos”, disse. Entre as perdas, dificuldade de raciocínio, cálculo e concentração.

A Guarda Mirim mantem um programa de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho em Foz do Iguaçu há mais de 35 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário