segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Canal Futura reforça a Rede Proteger

Encontro na Escola de Leigos reuniu representantes do Canal Futura e integrantes da Rede Proteger.

A Rede Proteger ganhou mais um reforço na defesa dos direitos das crianças e adolescentes na fronteira. O Canal Futura entregou, na sexta-feira (30), na Escola de Leigos, em Foz do Iguaçu, o guia “Que exploração é essa?” aos representantes das instituições da rede.

Produzido pelo Canal Futura, Organização Childhood e outras entidades, o material tem como objetivo servir de subsídio na luta contra a exploração e abuso sexual de meninos e meninas. Em todo o Brasil serão distribuídos mil exemplares. Além de um livreto, o guia vem acompanhado de dois CDs com filmes e séries.


Criviam (à esquerda) recebe das mãos de Lizely um exemplar do guia.

Com uma linguagem simples e acessível, o material trata da violência infanto-juvenil, violência sexual, exploração sexual, exploração sexual turística, pornografia e tráfico de pessoas, entre outros.

Lizely Roberta Borges, mobilizadora do Futura na região Sul, explicou que o guia é resultado de uma série de pesquisas e matérias produzidas pelo Futura em 2009 – e que renderam, inclusive, o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, na categoria “Boas Práticas”.

Lizely exibe a capa do guia: mais uma ferramenta a ajudar no combate à exploração infanto-juvenil.

O material será utilizado tanto para a formação dos técnicos que atuam na defesa dos direitos à infância como também com os próprios jovens. “Fizemos algo humano e lúdico, capaz de atingir as pessoas sem causar repúdio. Os personagens relatam histórias reais e incentivam a denúncia”, disse.

Em julho de 2013, a equipe do Futura voltará à cidade para ver o resultados do trabalho. “Queremos saber se o material ajudou as instituições”, explicou Lizely.

Para Criviam Paiva de Siqueira, da Itaipu, o guia vem ao encontro dos trabalhos já realizados na capacitação dos técnicos que atuam na área. “Somente em 2012 realizamos três cursos e esse material será mais uma ferramenta”.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário