terça-feira, 5 de abril de 2016

Interessados já podem simular financiamento e subsídio do Minha Casa, Minha Vida pela internet

Resultado de imagem para financiamento minha casa minha vidaDesde segunda-feira, dia 4, as famílias que desejam adquirir casa própria por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) já podem acessar o Portal para simular em qual faixa de renda se encaixam e o valor do subsídio a que tem direito. Com o objetivo de melhorar ainda mais o acesso e a transparência do Programa, o site reúne, ainda, informações necessárias para os cidadãos, empresas, gestores públicos e entidades, e oferece diversas funcionalidades para os futuros beneficiários. Para acessá-lo, basta digitar o endereço www.minhacasaminhavida.gov.br.

Na página principal, basta inserir a sua renda familiar para fazer uma simulação diretamente no aplicativo. Contudo, para obter o financiamento e ter direito ao subsídio, a família deverá comparecer a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil levando os documentos necessários. A análise de crédito será feita pela instituição financeira e, somente após a aprovação, o cidadão pode adquirir o imóvel.

Ao final da simulação, se o futuro beneficiário já possuir um imóvel em vista, poderá emitir a Carta MCMV, com validade máxima de 60 dias, contendo o valor limite de subsídio de acordo com as informações preenchidas.

Com a Carta, os documentos pessoais e do imóvel a ser adquirido em mãos, o beneficiário deverá dirigir-se a uma agência ou correspondente do Banco do Brasil ou da CAIXA mais próximo para dar o início aos procedimentos de contratação do financiamento habitacional pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

 Desde 2009, o Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 10,5 milhões de pessoas, com a entrega de 2,63 milhões de moradias em todo o país. Os investimentos para a contratação de 4,21 milhões de imóveis ultrapassam R$ 294,49 bilhões.

Sobre o MCMV

Resultado de imagem para financiamento minha casa minha vidaO Minha Casa Minha Vida foi criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. O programa prevê diversas formas de atendimento às famílias que necessitam de moradia, considerando a localização do imóvel – na cidade e no campo – renda familiar e valor da unidade habitacional. Além disso, também contribui para a geração de emprego e renda para os trabalhadores da construção civil, que realizam as obras.

Como participar

 FAIXA 1

A Faixa 1 produz empreendimentos habitacionais destinados às famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.800,00. Os valores dos imóveis variam de acordo com a localidade. E pode ser custeado até 90% do valor do imóvel pelo Programa. Se você está na Faixa 1, pode se cadastrar na sua cidade e, se atender aos critérios, aguardar o próximo sorteio para um empreendimento em sua cidade.

Você também pode ser atendido com o MCMV Financiamento e, neste caso, deve fazer uma simulação para saber o valor do subsídio a que você tem direito e ir diretamente à CAIXA ou ao Banco do Brasil para pedir um financiamento. O subsídio para financiamento é o valor que o Minha Casa Minha Vida oferece para você reduzir o valor da prestação de financiamento da sua casa própria.


Minha Casa Minha Vida Entidades

Esta modalidade, da Faixa 1, permite que famílias organizadas de forma associativa, por uma Entidade Organizadora – EO (Associações, Cooperativas e outros) habilitada, produzam sua unidade habitacional.

Minha Casa Minha Vida Rural

Resultado de imagem para casas rurais simplesVoltado para agricultores familiares, trabalhadores rurais ou de comunidades tradicionais (como quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos e indígenas), essa modalidade possui três grupos de renda, que variam até R$ 78.000,00 por ano. O atendimento permite tanto a construção de novas casas quanto a reforma de unidades já existentes.




FAIXA 1,5

A Faixa 1,5 é destinada a famílias com renda até R$ 2.350,00, e oferece subsídios de até R$ 45.000,00 para financiamento de imóveis até R$ 135.000,00, dependendo da sua localização. Se você se enquadra na Faixa 1.5, faça a sua simulação, complemente seu cadastro e aguarde o sorteio, cujo resultado será divulgado no Portal MCMV. Caso você seja contemplado, procure um imóvel nas condições/valor admitidos no programa e dirija-se a uma agência do Banco do Brasil ou da CAIXA.

FAIXA 2

A Faixa 2 é destinada a famílias com renda entre R$ 2.351,00 e 3.600,00. Faça a sua simulação para saber o valor do subsídio que o programa te oferece, e vá diretamente ao Banco do Brasil ou à CAIXA para pedir um financiamento.

FAIXA 3

Resultado de imagem para minha casa minha vidaA Faixa 3 também possibilita o acesso à moradia por meio de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, de famílias com renda bruta mensal acima de R$ 3.600,00 e até R$ 6.500,00, com condições especiais de taxas de juros até 8,16% a.a., reduzidas em relação às praticadas pelo mercado imobiliário.

Para participar desse produto, além de atender ao limite de renda familiar compatível, o candidato não pode ter recebido nenhum benefício do Poder Público, tais como: parte de pagamento do imóvel ou redução das taxas de juros. Essa verificação será realizada antes da efetivação do financiamento.

Caso esteja nesse intervalo de renda, dirija-se diretamente a uma agência da CAIXA ou do Banco do Brasil para realizar a sua análise de crédito e dar continuidade ao processo de contratação do financiamento de sua casa.

É importante saber que há limites de valores para os imóveis a serem financiados de acordo com a sua localização.

A quem se destina (renda familiar mensal):

 Até R$ 1.800,00 (Faixa 1) – Até 90% de subsídio do valor do imóvel. Pago em até 120 prestações mensais de, no máximo, R$ 270,00 sem juros.

Até R$ 2.350,00 (Faixa 1,5) – Até R$ 45.000,00 de subsídio, com 5% de juros ao ano.

Até R$ 3.600,00 (Faixa 2) – Até R$ 27.500,00 de subsídio, com 5,5% a 7% de juros ao ano.

Até R$ 6.500,00 (Faixa 3) – 8,16% de juros ao ano.

No caso dos agricultores familiares e trabalhadores rurais, a renda anual da família deve ser até R$ 78.000,00 por ano.

Fonte: Assessoria Ministério das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário