quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Projeto “Oeste compra Oeste” será lançado em Cascavel e em Foz do Iguaçu

 

Um projeto para estimular as empresas do Oeste paranaense a adquirirem produtos e serviços na própria região será lançado no próximo dia 18, em Cascavel, e no dia 19, em Foz do Iguaçu. O projeto “Oeste compra Oeste” pretende “alavancar com sustentabilidade a economia regional”, segundo o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro. Com isso, “será possível melhorar a logística e fortalecer as parcerias público-privadas”, diz.
O projeto faz parte do plano de ações que será discutido no Fórum de Desenvolvimento do Território do Oeste, dia 25 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal de Cascavel. No encontro, será divulgado o mais recente perfil econômico do Oeste do Paraná. Uma prévia desse levantamento foi apresentada à imprensa regional, em Toledo, na quarta-feira (12) e em Foz do Iguaçu, nesta quinta (13).

Importância
O Oeste é a região que mais cresce no Paraná. Os 54 municípios da região são responsáveis por 24,5% da produção de grãos do Estado – principalmente de milho, soja, trigo e feijão -,  detêm 30% da avicultura, 25% do gado leiteiro e respondem ainda por 45% da produção paranaense de suínos, além de 60% de toda a tilápia produzida no Estado (o Paraná é o terceiro maior produtor nacional).

Com uma agroindústria forte, a região também é destaque na produção estadual de materiais de transporte, especialmente na fabricação de carrocerias e reboques para veículos automotores. Mas, para atingir todo o seu potencial, ainda há muito por fazer, segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. A Itaipu Binacional é uma das entidades que fazem parte do Programa Oeste em Desenvolvimento.
 
“As entidades estão sintonizadas e trabalhando na mesma direção. Daremos um passo extraordinário, a nível regional, com geração de tecnologia, emprego e renda nos 54 municípios”, garante Samek. Além da Itaipu, fazem parte do programa mais de 20 instituições públicas e privadas, entre as quais a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, o Sebrae-PR, a Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná ), a Emater e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, disse que o Oeste em Desenvolvimento poderá dar suporte ao planejamento dos municípios. “É uma ação que envolve todos os setores e entidades. É um programa que mostra as dificuldades e potencialidades da região”.

O Programa

O primeiro passo do Programa Oeste em Desenvolvimento foi fazer um diagnóstico econômico da região, para avaliar as potencialidades e as dificuldades para atingir pleno desenvolvimento. O trabalho foi dividido em cinco eixos: Infraestrutura e Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Crédito e Fomento, Capital Social e Cooperação e Energias Limpas e Renováveis.

A partir desse diagnóstico, foram estudadas alternativas para a região, num trabalho que envolve a iniciativa pública e a privada. O resultado do primeiro ano de existência do programa e o plano de ações para impulsionar a economia regional serão apresentados e discutidos durante o Fórum de Cascavel, no dia 25.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa (http://www.oesteemdesenvolvimento.com.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário