terça-feira, 11 de agosto de 2015

IFPR quer ampliar relações com a Itaipu

O assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joel de Lima, recebeu nesta segunda-feira (10), a visita da diretora do campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Roseli Dahlem. Ela estava acompanhada do futuro diretor da instituição (atual diretor de Ensino), Nelson de Castro Neto. Passadas as eleições para reitor, eles conversaram sobre a transição na diretoria e a necessidade de manter as parcerias e ampliar o relacionamento com a Itaipu.

Um dos exemplos é o curso de Hidrologia do IFPR-Foz (atualmente, só há dois do gênero, no País). Vários dos professores do curso são profissionais da IB, como Paulo Gamaro e Luiz Henrique Maldonado, ambos da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos (OPSH.DT), e que acompanharam a visita.

“Além de transmitir o conhecimento técnico acumulado na Itaipu, a empresa contribui com estágios, projetos científicos, permite a realização de pesquisas no reservatório, cedeu equipamentos através do PTI”, explicou Roseli. “Essa é uma parceria que se estende também a outros cursos, como os de aquicultura e de gastronomia, com grande contribuição para o desenvolvimento regional”.

Segundo Gamaro, o curso de Hidrologia do IFPR se tornou um centro de formação de profissionais para todo o País, uma vez que novas exigências da Agência Nacional de Águas e da Agência Nacional de Energia Elétrica aumentaram a demanda por esse tipo de profissional.

 O IFPR começou a atuar em Foz em 2008, provisoriamente no PTI. Em 2010, o instituto ganhou sede própria com a doação, pela Itaipu, da estrutura do antigo Clube Floresta, na entrada da Vila A.

Com 23 campi e cinco unidades avançadas no Paraná, o IFPR atua em educação técnica e tecnológica em todos os níveis, desde curso de formação profissional de 200 horas até programas de doutorado.  Em 2016, o instituto inaugura o primeiro curso de Engenharia em Aquicultura.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário