terça-feira, 24 de março de 2015

Ecomuseu e Refúgio recebem jovens do Caia

Um grupo de 130 adolescentes que participam dos cursos de aprendizagem oferecidos pelo Centro de Atenção Integral ao Adolescente (Caia), com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, aproveitou o último sábado (21) para conhecer o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista. 

 

Grupo reunido no RBV.
   
Às vésperas do Dia Mundial da Água (22), mais do que conhecer esses locais, os adolescentes tiveram uma aula sobre a importância do cuidado com a água, ministrada pelo colega Sidney Carlos da Silva, da Diretoria de Coordenação.

A visita à Itaipu faz parte de um roteiro que vai apresentar aos jovens todos os pontos turísticos de Foz do Iguaçu. No final do ano passado eles foram às Cataratas do Iguaçu, e agora, ao Ecomuseu e ao Refúgio. 
   



Para muitos, a visita foi o primeiro encontro com a Itaipu.
    
“Não escolhemos a data da visita por acaso. Em maio teremos uma Feira de Ciências e o tema será água. Aqui, os adolescentes poderão se inspirar para criar seus projetos”, disse o coordenador do Caia, Juarez Correa. A 2ª edição da Feira de Ciências será no dia 9 de maio, na sede do Caia, no bairro Porto Meira.
  


Maria Eduarda aprovou o passeio. 
   
Maria Eduarda Barbosa, de 15 anos, tinha visitado o Ecomuseu quando era criança, mas ainda não conhecia o Refúgio. Depois do bate-papo e da visita aos espaços, ela disse estar mais preparada para desenvolver o projeto para a Feira de Ciências. “Nosso trabalho será sobre os diversos modelos de geração de energia”, disse.

Segundo Maria Emília Medeiros de Souza, da equipe do PPCA, o objetivo da visita foi proporcionar um dia de integração entre esses adolescentes e a Itaipu. “Queremos que eles se sintam donos desses espaços”, disse.

A palestra

Durante a palestra sobre a água, Sidney chamou a atenção dos adolescentes para a importância não apenas de economizar e preservar o meio ambiente e a água, mas também de serem protagonistas nos bairros onde vivem. A ideia é que cada um seja multiplicador da ideia entre os amigos e familiares. 

 
 

Palestra sobre a água e a importância do protagonismo.
     
Sidney também falou sobre o Programa Cultivando Água Boa (CAB), desenvolvido pela Itaipu Binacional e mais de dois mil parceiros na Bacia do Paraná 3, na região Oeste do Paraná, foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a melhor política de gestão de recursos hídricos no planeta.

Os 130 adolescentes que visitaram a Itaipu atuam como jovens aprendizes em empresas de Foz do Iguaçu.
 

Fonte:JIE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário