segunda-feira, 31 de março de 2014

Governo Estado reconhece projetos esportivos de Itaipu

O Governo do Paraná acaba de avalizar três projetos esportivos mantidos por Itaipu, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA): Meninos do Lago, Velejar é Preciso e Jovens Atletas, Correndo para o Futuro.


Um grupo de 31 adolescentes foi contemplado pelo “Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016)”, do Governo do Estado que da um incentivo financeiro aos melhores atletas do estado. Até o final do ano vão receber uma ajuda de R$ 500 mensais. A cerimônia de adesão ocorreu nesta segunda-feira, 31, em Curitiba.


O critério de seleção foi o desempenho dos esportistas em 2013. Jair Pacentchuck Junior, do Jovens Atletas foi um dos selecionados. Ele é o primeiro do ranking brasileiro no arremesso do martelo e o terceiro da América do Sul, na categoria Menor.



Para Chuck, esse recurso o deixará mais independente e animado para continuar os treinamentos. Com isso, o atletismo passa a ser sua profissão. “Já recebo uma bolsa do município de R$ 400. Agora, com mais esta ajuda não dependerei tanto dos meus pais. Posso dizer que sou um profissional”, disse.


Para o técnico do Jovens Atletas, Sérgio Muniz dos Santos (Quick), esse valor ajudará na formação dos atletas e com certeza será um reforço na renda familiar. “Se os pais tinham alguma dúvida de que o esporte poderia ser uma profissão para o filho, agora, não tem mais. Estão orgulhosos”, disse.


Opinião semelhante é de Argos Rodrigues, da Confederação Brasileira de Canoagem. “Nossos garotos mereceram este reconhecimento. Agora, poderão contribuir com a renda de suas famílias”.


Segundo Márcio Bortolini, da AS.GB, esse aval do Governo do Estado demonstra que o trabalho está seguindo na direção correta. “Esse é mais um salto para que o projeto cresça e mais adolescentes possam ser beneficiados e conquistem as sonhadas medalhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário