quinta-feira, 27 de março de 2014

Plano de Desenvolvimento de Ciudad del Este é apresentado em plenária do Codefoz

O equilíbrio de fatores sociais, econômicos e ambientais é a base do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Leste, elaborado com vistas ao crescimento de Ciudad del Este. Esse projeto foi apresentado na 2ª Reunião Ordinária do Plenário do Codefoz, realizada na noite de quarta-feira (26)  no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.


Natalia Ramírez Chan, presidente da Asociación Plan de Desarrollo del Este, explicou que o Plano Diretor tem como proposta solucionar alguns problemas de educação, renda, mobilidade, meio ambiente, decorrentes do crescimento rápido e desorganizado da cidade vizinha. A empresária disse também que o setor privado decidiu agir em benefício do principal centro de comércio do país motivado inclusive pela falta de um ministério federal específico, como o das Cidades. 

Ela destacou que as ações de revitalização devem conciliar o crescimento econômico e social com o respeito ao meio ambiente. Segundo Natalia, as propostas apresentadas por Cassio Taniguchi, idealizador do projeto, são focadas no uso do solo e na adequação do sistema viário e do transporte público. A primeira parte do trabalho se concentraria no microcentro de Ciudad del Este.


Modelos curitibanos

No setor de transportes, seria seguido o modelo de Curitiba, com a utilização de veículos elétricos, em desenvolvimento na Itaipu Binacional, e de bicicletas na região do microcentro. A ideia ainda é adotar veículos menores e seguir um sistema trinário, dividido em vias específicas para o transporte público e para o trânsito lento e rápido de veículos. 

O padrão da capital paranaense de coleta de lixo também é sugerido para dar destino correto ao material reciclável gerado na cidade vizinha e para colaborar na mudança do visual e na limpeza das vias públicas. Nessa linha ambiental, o projeto ainda prevê, por exemplo, a reurbanização do parque do antigo aeroporto e a revitalização de áreas degradas.  
Mas o plano de desenvolvimento vai além e contempla o fomento ao turismo de negócios, por meio da construção de um centro de convenções às margens do Rio Paraná. Outro aspecto seria a implantação de opções para o período noturno, que atraíssem visitantes após o fechamento do tradicional comércio de compras.


Composição do Plenário do
Codefoz


Além de assistir à apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Leste, os participantes aprovaram a inclusão de dois membros do setor de logística ao plenário do conselho, que passa de 31 para 33 integrantes. Da mesma forma, os presentes concordaram com a proposta de emenda que modifica o inciso 9 da Lei Municipal 4.041, que criou o Codefoz, possibilitando ao plenário alterar a composição das câmaras técnicas diante das necessidades.



Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio


A vice-prefeita e secretária do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, Ivone Barofaldi da Silva, afirmou que a reestruturação da pasta é uma necessidade e visa a atender às novas propostas de desenvolvimento que surgem por meio do Codefoz. O diretor de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Jaime Batista da Silva, complementou que dentro das propostas está o apoio aos projetos de inovação tecnológica e a outros que dependem da readequação da secretaria.



Ordenamento da publicidade


A plenária aprovou a proposta do Codefoz para ordenamento publicitário na cidade. Dos debates de sete meses surgiu a minuta do projeto de lei, que será encaminhada à Câmara de Vereadores. O documento tem 113 artigos, divididos em seis capítulos e anexos. Entre os principais pontos está a regulamentação das fachadas, o aumento para 60 metros na distância dos painéis publicitários, bem como a redução de três para dois a quantidade de outdoors em algumas avenidas, além da confecção de panfletos em materiais não tóxicos e certificados.



Iluminação da Ponte da Amizade


O presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, lembrou que no início desta semana representantes do DNIT estiveram na Ponte da Amizade para verificar in loco alguns pontos previstos no projeto de revitalização. Também comentou que a previsão de início das obras é para junho deste ano, com duração de 12 meses. Segundo Vendruscolo, a proposta do Codefoz a ser apresentada à empresa vencedora da licitação seria entregar a estrutura no dia 27 de março de 2015, data em que a Ponte da Amizade completará 50 anos.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário