sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

IFPR inaugura Laboratório de Recursos Naturais nesta sexta-feira (24)

O campus de Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR) inaugura nesta sexta-feira, 24, o Laboratório de Recursos Naturais. A solenidade marcada para as 19h, contará com presença do reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo; do Pró-reitor de Administração, Gilmar José Ferreira dos Santos; do Coordenador Nacional da Política da Pesca e Aquicultura do Ministério da Educação (MEC), Edmar Almeida de Moraes; da diretora do Campus de Foz da Unioeste, Renata Bezerra e do Deputado Federal Fernando Giacobo.

A obra foi concluída no final de 2011 e custou cerca de R$ 800 mil. O laboratório atenderá cerca de 200 estudantes dos Cursos Técnicos em Aquicultura e Cozinha e permitirá aos estudantes dos Cursos de Hidrologia e Edificações realizarem algumas práticas. Beneficiará também pescadores, aquicultores, estudantes e toda a comunidade externa atendida por projetos de extensão, como é o caso da Colônia de Pescadores Z-12.

Com área total de 748 metros quadrados, o Laboratório de Recursos Naturais abrigará um miniauditório, aquário, cozinha, e seis laboratórios menores: Fábrica de Ração; Reprodução de Organismos Aquáticos; Cultivo de Microalgas e Microcrustáceos; Tecnologia de Pescado e Cozinha; Desempenho Zootécnico e Qualidade de Água.

“Cada um desses espaços foi construído para atender às especificidades das diferentes áreas de estudo dos cursos oferecidos pelo Instituto”, explicou o diretor do campus, Luiz Carlos Eckstein.

Entenda como funciona cada laboratório

“Num mesmo local conseguiremos fazer a reprodução de peixes, produzir rações e, ainda, na cozinha, agregar valor ao pescado. Como por exemplo, preparar nuggets e hambúrgueres à base de peixe”, completou o coordenador do curso de Aquicultura Bruno Estevão.

A Fábrica de Ração é composta por uma sala de estocagem de ingredientes, sala de pesagem, fábrica-escola de ração.

No Laboratório de Reprodução de Organismos Aquáticos serão empregadas as técnicas de propagação de peixes e de avaliação do desenvolvimento larval (a fase inicial de desenvolvimento dos peixes).

No Cultivo de Microalgas e Microcrustáceos serão cultivados micro-organismos para alimentação de peixes em fase inicial.

O Laboratório de Tecnologia de Pescado e Cozinha conta com uma área de abate de organismos aquáticos, sala de armazenagem/resfriamento, sala de ingredientes, e uma cozinha-escola, onde serão preparados pratos a base de pescado – no caso do Curso Técnico em Aquicultura – e o preparo de outros pratos, por alunos do Curso Técnico em Cozinha.

O de Desempenho Zootécnico tem uma sala de pesagem e uma área onde os estudantes poderão verificar na prática o desenvolvimento dos peixes em diferentes etapas do cultivo e o laboratório Qualidade de Água conta com uma sala de estocagem de reagentes, sala de estocagem de vidrarias e a área onde os estudantes poderão realizar a analise da qualidade da água, avaliando os ambientes de cultivo e efluentes.

O IFPR funciona na área do antigo Floresta Clube, na Avenida Araucária, na Vila A. O espaço de mais de 100 mil metros quadrados foi doado pela Itaipu Binacional.

Mais informações pelo telefone (45) 3422-5300 ou pelo (45) 9972-6731

Nenhum comentário:

Postar um comentário