quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mais Médicos é um grande avanço para a saúde dos brasileiros, afirma Dilma

Conversa com a Presidenta


Em sua coluna semanal Conversa com Presidenta, Dilma Rousseff afirmou que em abril mais 3.745 profissionais vão se integrar ao programa Mais Médicos e começar a atender a população, atingindo 100% dos pedidos feitos pelos municípios quando o programa foi lançado. O Mais Médicos conta hoje com profissionais atuando em mais de 70% do total de municípios do país – 9.490 médicos em 3.025 municípios e 31 distritos indígenas.
“Mais 3.745 profissionais vão se integrar ao programa e começar a atender a população. Com isso, em apenas oito meses, atingiremos 100% do que foi pedido pelos municípios quando iniciamos o programa. Serão, ainda este mês, 13.235 médicos para atender a população de 4.040 municípios. Este é um passo enorme para garantir mais qualidade de atendimento em nosso sistema de saúde. Não teremos mais aquela situação deplorável e inaceitável de municípios sem nenhum médico. Deixará de ser comum a existência de municípios que só recebiam a visita de um médico um ou dois dias por semana, ou, pior, um ou dois dias por mês. Serão agora cerca de 46 milhões de pessoas melhor atendidas, com dignidade e respeito”.
Dilma afirmou que garantir o atendimento médico nos postos de saúde é muito importante porque nestes locais podem ser resolvidos 80% dos problemas de saúde das pessoas, além de diminuir a pressão sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as emergências dos hospitais.
“Até agora, milhões de pessoas já foram atendidas pelos médicos do programa, formados no Brasil ou no exterior. Na última semana, foi divulgada uma pesquisa feita com os brasileiros atendidos pelos médicos formados no exterior e o resultado nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Porque quase 70% consideram o atendimento ótimo ou bom. Duas em cada três aprovam a decisão de trazer médicos formados fora do Brasil para melhorar o atendimento nos nossos postos de saúde. A aprovação é ainda maior na região Nordeste, onde 72% das pessoas concordam com a decisão”.

Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário