terça-feira, 23 de outubro de 2012

Itaipu e UNFPA firmam parceria pela saúde na Tríplice Fronteira

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Itaipu Binacional, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Itaipu Saúde, assinaram nesta terça-feira (23) um Memorando de Entendimento (MdE) para formalizar a parceria entre as duas instituições, especialmente na área da saúde na Tríplice Fronteira. A assinatura aconteceu na Itaipu, durante a 104ª reunião do GT.

 
 Para Harold Robinson, o estreitamento dos laços será muito valioso.

O representante do UNFPA no Brasil e Diretor do UNFPA na Argentina e no Paraguai, Harold Robinson, assinou o acordo depois de falar sobre as expectativas positivas que o Fundo tem a respeito deste projeto. “Já contribuímos tecnicamente para os grupos de trabalho sobre saúde reprodutiva e população indígena, e estamos abertos para trabalhar com outras iniciativas”, destacou.

Pelo lado paraguaio, a Itaipu foi representada pela assessora da Diretoria Financeira, Veronica Duarte de Melgarejo. Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro, assinou o acordo em nome da margem esquerda da Itaipu.

Para Joel de Lima, a MdE poderá ajudar a transformar a realidade.

“É muito gratificante encontrar tantos profissionais de alto nível, da Argentina, do Brasil e do Paraguai, unidos em busca de melhorias. Esperamos que esse reforço em nossa parceria com o Fundo ajude a trazer mais visibilidade para os problemas, e transforme a triste realidade que vemos ao redor”, avaliou Joel.

O UNFPA participa desde 2011 das reuniões do GT Itaipu-Saúde, com ênfase nas discussões sobre saúde do homem e equidade de gênero. O MdE surge como um fortalecimento dessa parceria, além de uma oportunidade para envolver o UNFPA e Itaipu em novos projetos.

Reunião do GT Itaipu Saúde estava lotada para acompanhar a assinatura.

Dentre os vários temas abordados pelas equipes do GT Itaipu Saúde, o acordo prevê cooperação conjunta especialmente nas áreas de Saúde Indígena, Saúde Reprodutiva e Direitos, Saúde do Idoso e Saúde do Homem.

Na próxima reunião do GT Itaipu Saúde, em 20 de novembro, serão definidas as primeiras ações estratégicas após a parceria, com ênfase naquilo que será buscado ao longo de 2013.

Samek recebeu o representante da UNFPA.

Pelo constante apoio à saúde dos homens e dos idosos, Joel de Lima recebeu uma homenagem do Centro de Convivência do Idoso: uma peça de madeira representando um motociclista. Em seguida, o assistente acompanhou a equipe do UNFPA até o Centro Executivo, onde puderam cumprimentar o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e a diretora financeira executiva, Margaret Groff.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário