A edição de março da Revista Unimed fez uma reportagem especial sobre "A Energia que vem das Águas - Brasil, especialista em hidroeletricidade". Um dos entrevistados foi Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu Binacional, maior Usina do mundo em geração de energia.
A matéria destaca que 80% da energia elétrica brasileira vem da água. Segundo a Eletrobras são mais de 900 hidrelétricas em todo o Brasil. Itaipu é responsável por fornecer 16,99% da energia consumida no Brasil e 72,91% da paraguaia. Segundo Joel, os fatores naturais contribuem para atingir esta marca.
Sobre as críticas feitas na época da construção de Itaipu, Joel rebate através de um contexto histórico. "Na década de 60 não justificava Itaipu, a obra foi uma decisão política tomada pelo Ministério das Relações Exteriores, não teve a lógica das demais planejadas hoje pelo Ministério das Minas e Energia. Mas a demanda atual do setor nos mostra que o Brasil precisa de mais Itaipus. Não teríamos como dar sustentação ao crescimento sem essa energia".
Joel falou também no papel social da Usina, pois desde 2003 a Itaipu vem se aproximando cada vez mais da comunidade. "Foi uma orientação de governo. O Presidente determinou que fosse feita uma releitura da missão de Itaipu. Continuaria gerando energia elétrica de qualidade, mas passaria a promover o desenvolvimento regional", reforçou Joel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário