sábado, 24 de março de 2012

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL: pirâmide social deixou de ser pirâmide!

Nova classe C transforma pirâmide social em 'losango'

A classe média passou a representar a maior parcela da população do país, de acordo com dados da pesquisa "O Observador 2011", divulgada nesta sexta-feira (22/03). A pesquisa, encomendada pela Cetelem BGN, empresa do grupo financeiro BNP Paribas, à Ipsos Public Affairs mostra que a classe média tem atualmente 101 milhões de pessoas.

Desde o ano passado, 25% da população pertence às classes DE (47,9 milhões) e 21% as classes AB (42,19 milhões). A classe C mais ampla domina, com 53% do total - o que transformaria essa pirâmide em um losango.

Fonte: Cetelem BGN / Ipsos

Segundo o diretor-presidente da Cetelem Marcos Etchegoyen, mesmo com a crise, a classe C continuou em destaque. “Não me surpreenderia nada se as classes DE se igualassem à C no próximo ano”, afirmou.

Os bons resultados de 2010 apontam também otimismo do consumidor brasileiro para 2011. Dos 1.500 entrevistados em todas as regiões do país, a maioria acha que em 2011 o país estará melhor. Ainda assim, para os brasileiros, o PIB e a taxa de juros permanecerão iguais este ano.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário