quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Plugados será apresentado em Brasília


Jovens integrantes do Projeto Plugados durante apresentação de peça teatral.
  
A experiência premiada do Projeto Plugados – Canais Ligados na Cultura!, no incentivo ao protagonismo juvenil, será apresentada nesta sexta-feira (16) e sábado (17), em Brasília (DF), durante a oficina nacional: “Disseminação da metodologia pesquisa-ação e intervenção social com adolescentes em situação de exploração sexual nas cidades sedes da Copa Mundial de Futebol - 2014”.
   
O Plugados é mantido pela Casa do Teatro e Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu. Em maio, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Protagonista de Crianças e Adolescentes.
  
Organizado pelo Núcleo de Estudos da Infância e Juventude (NEIJ), o objetivo do evento é compartilhar as metodologias de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescente e outras violações de direitos.
   
“Esse convite reconhece o trabalho desenvolvido pelo ‘Plugado!’, há dois anos, com adolescentes de escolas públicas de Foz do Iguaçu, onde existe incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude”, defende Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA. E acrescenta: "Não estamos na lista das cidades sedes da Copa, mas nossos projetos são exemplos".
    
Política?

Segundo Arinha Rocha, diretora da Casa do Teatro, na oficina será compartilhado com instituições de várias partes do país, um pouco das técnicas, das ferramentas e práticas sociais utilizadas em Foz. “Procuramos utilizar a cultura para incentivar o protagonismo e participação comunitária da juventude e como ferramenta de enfrentamento a todas as violências”, diz.
   
Para Joel de Lima, o Plugados! pode servir, inclusive, de exemplo para implantação de uma política pública na área de proteção aos jovens. “Os adolescentes aprenderam uma profissão na área das artes e, ainda, repassaram para os colegas. Oficialmente são 40 plugados, mas o conhecimento foi repassado para outros 400 estudantes”, destaca Joel.
  
Plugados!
  
O ‘Plugado!’, beneficia cerca de 400 estudantes de escolas públicas de Foz. Mantém 40 agentes culturais de 10 escolas. Eles atuam como multiplicadores das linguagens de teatro e dança e oferecem formação para a cidadania e a participação social. Cada plugado recebe uma bolsa de R$ 100,00, como forma de estímulo e de complementação da renda familiar.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário