segunda-feira, 27 de junho de 2011

IFPR realiza Mostra de Fotografias: “Arraial de Recordações do Floresta Clube”

Um acervo de 700 fotografias expostas no saguão do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Foz do Iguaçu, relembrará às antigas Festas Juninas, Baile e Shows promovidas pelo clube mais tradicional cidade. Com o tema “Arraial de Recordações do Floresta Clube”,  a mostra será aberta nesta quinta-feira, 30, às 9h. E pode ser visitada até 1o de julho das 14h às 21h .

Durante os dois dias, os visitantes terão a oportunidade de participar da exposição identificando os personagens das fotografias e registrando momentos festivos do saudoso Floresta Clube.

A mostra faz parte do Projeto Ponto da Memória, coordenado pela professora de Geografia do IFPR, Roseli Bernardete Dahlem. Esta é a segunda exposição, a primeira com o tema: “Os antigos carnavais do Floresta Clube”, foi realizada em fevereiro, com mais de 300 imagens e objetos. Até o final de 2011 serão mais duas exposições sobre: Esporte e Atividades Infantis.

Ponto da Memória
Iniciado em outubro de 2010, o Ponto da Memória é um projeto de extensão da professora Roseli. O objetivo é resgatar a história do Floresta  que, até pouco tempo, foi um dos clubes mais badalados de Foz do Iguaçu. “Manter a memória do Floresta foi um dos compromissos assumidos pelo IFPR ao receber o espaço da direção da Itaipu Binacional. Precisamos manter vivo os momentos de lazer e descontração dos homens e mulheres que ajudaram a construir a maior Usina Hidrelétrica do mundo”, afirmou.

Com a ajuda de estagiários dos cursos de Informática e Aquicultura, já foram recolhidas, limpas e digitalizadas mais de 8 mil imagens. O próximo passo será recuperar as fotografias.


O grupo busca também recortes de jornais e reportagens televisivas para compor o acervo.
Todo o material será mantido em um pequeno museu. “Em 2012, pretendemos inaugurar um espaço exclusivo para armazenar o acervo”, disse.

O Floresta Clube
 O Floresta Clube foi construído pela Itaipu Binacional e inaugurado em 7 de setembro de 1978. A proposta era oferecer uma opção de lazer e entretenimento para os funcionários da empresa na época da construção da Usina. Depois de 30 anos de muitas festas, bailes, competições esportivas ou simplesmente de garantir momentos de descontração ao iguaçuenses, foi fechado em abril de 2008. Desde 2010, abriga o IFPR.

Doação
Pessoas interessadas em colaborar com o acervo do Clube poderão fazer doações de materiais, como camisetas, troféus, medalhas e fotografias. No caso das imagens, podem ser apenas emprestadas para digitalização.

Mais informações pelo telefone (45) 3422-5337.

Nenhum comentário:

Postar um comentário