terça-feira, 25 de janeiro de 2011

IFPR emitirá diploma do Ensino Médio com base no ENEM

O Instituto Federal do Paraná (IPFR) está emitindo certificados de conclusão do Ensino Médio e de Proficiência para estudantes com mais de 18 anos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2010. Os interessados devem procurar a secretaria da instituição das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para solicitar o diploma, o aluno precisa ter atingido no mínimo 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Ainda, somado, pelo menos, 500 pontos na redação.

Mesmo com pontuação inferior a 400 em alguma das áreas, estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) podem requerer o certificado de proficiência em algumas disciplinas.  A exigência é ter alcançado notas mínimas nessas matérias em cursos supletivos, por exemplo.

Segundo a diretora de Ensino do IFPR, Luciana Espindula de Quadros, a emissão do certificado pelo Instituto é resultado da Portaria nº 807 assinada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, em 18 de junho de 2010.

Conforme o texto, o ENEM permite a constituição de parâmetros para auto-avaliação do aluno, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho. “Como o objetivo do exame é aferir, ao final do ensino médio, se o estudante demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos do conhecimento, automaticamente, aprova o participante, maior de 18 anos, no Ensino Médio”, explica Luciana.

No Paraná, apenas o IFPR tem autorização para conceder o documento. “Em Foz do Iguaçu atenderemos a região Oeste e Sudoeste”, destaca.


Documentos

Para solicitar o Diploma do Ensino Médio ou de Proficiência, gratuitamente, o interessado deve encaminhar ao Instituto o requerimento de “Solicitação de Certificação do Ensino Médio” – disponível no site: www.ifpr.edu.br -; Boletim Individual com as notas obtidas no ENEM; Histórico Escolar do Ensino Médio na modalidade EJA, quando necessário e, original e cópias da Cédula de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da Certidão de Nascimento ou Casamento.

IFPR

O IFPR é uma autarquia Federal criada em 29 de dezembro de 2008, a partir da lei 11.892, a qual transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Atualmente, são 14 campus em todo o estado.
Em Foz do Iguaçu, o IFPR funciona na Avenida Araucária, 780, Vila A, na área do área do antigo Floresta Clube.

Mais informações pelo telefone (45) 3422-5300.

Um comentário:

  1. Bom dia JOEL DE LIMA,como faremos para dar mais alcance a esta matéria,de interesse de tantas pessoas que poderão se beneficiar dessa iniciativa ?

    ResponderExcluir