terça-feira, 25 de janeiro de 2011

GT Itaipu-Saúde perde um de seus fundadores


Integrantes do GT Itaipu-Saúde lamentaram a morte do médico Luiz Carlos Sugmyama, responsável por levantar os problemas de saúde mais comuns na tríplice fronteira.
 
Morreu, neste domingo (23), o médico e consultor Luiz Carlos Yoshio Sugmyama, um dos integrantes e fundadores do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde). Ele foi vítima de um acidente de trânsito na PR-090, no Km 429, na cidade de Bela Vista do Paraíso, Norte do Paraná. Sugmyama tinha 55 anos.
  
O médico participava do GT Itaipu-Saúde desde a implantação, em 2003. Foi o responsável por levantar os problemas mais comuns de saúde na tríplice fronteira e, depois, a metodologia de trabalho do grupo. Atualmente, participava também da Sub-comissão de Emergências de Saúde Pública Internacional.
   
O médico foi convidado para gerir o GT Itaipu-Saúde após atuar na elaboração do novo planejamento estratégico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Com a adesão do hospital ao Sistema Único de Saúde (SUS), a então diretora financeira da binacional, Gleisi Hoffmann, hoje senadora, o convidou a fazer a integração das fundações de saúde Itaiguapy e Tesai, administradas pela Itaipu.
  
Segundo Joel de Lima, coordenador suplente do GT Itaipu-Saúde pelo lado brasileiro, o convite não aconteceu por acaso. Sugmyama tinha ampla experiência na área. Além de ser médico, era um grande conhecedor das políticas públicas de saúde e participou da Reforma Sanitária do Brasil, em 2002.
  
Na opinião do diretor-superintendente do HMCC, Anilton José Beal, o “Dr. Luiz Carlos foi o protagonista dos avanços do GT Itaipu-Saúde desde a sua criação. Sempre propôs ações importantes para melhorar a saúde na tríplice fronteira e para harmonizar as diferenças culturais de cada país”.
  
Perda irreparável
  
Para Luiz Roman Merelles, da equipe do GT Itaipu-Saúde na margem direita, Sugmyama era um grande profissional. “Será uma grande perda para todos nós, de um excelente profissional e de um grande amigo”, lamentou.
  
A coordenadora suplente do grupo pela margem direita, Nancy Mujica, reitera. “Era um profissional extraordinário. Muito especial, atento e prestava assessoria a todas comissões do GT Itaipu-Saúde. Uma pessoa serena, respeitável e muito humana”, destacou.


Fonte: JIE

Um comentário:

  1. Joel

    Sou filho do Luiz e venho aqui em nome da minha família agradecer a bela homenagem que você fez em seu blog. Todos sentiremos falta da maravilhosa pessoa que ele era, em campo profissional ou pessoal. O GT Itaipú Saúde era um grande motivo de orgulho pro meu pai e um constante exercício na vida dele. Mais uma vez obrigado.

    Henrique Sugmyama

    ResponderExcluir