quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dengue será prioridade do GT Itaipu-Saúde em 2011

Reforçar, ainda mais, as campanhas de mídia e ações efetivas para erradicar o mosquito da dengue na região da Tríplice Fronteira será a meta principal do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde) em 2011.

A prioridade foi estabelecida pelos representantes dos governos municipais, estaduais e federais na área da saúde do Brasil, Paraguai e da Argentina durante a primeira reunião do grupo, nesta terça-feira (26), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
      

Auditório do PTI na terça-feira, durante a primeira reunião do GT Itaipu-Saúde em 2011 
 
“Não podemos ficar sobressaltados a cada verão com o aumento do número de pessoas com dengue. Precisamos unir forças e encontrar soluções para este problema”, ressaltou o coordenador do GT Itaipu-Saúde, Joel de Lima.
      
 
Joel de Lima enfatizou a importância do combate à dengue.
       
A afirmação foi reiterada pelo novo superintendente de Vigilância em Saúde do Paraná, Sezifredo Paz. “A quantidade de doentes aumenta a cada ano. Devemos agir rápido em toda a região de fronteira”, disse. Para o superintendente, o GT Itaipu-Saúde será o grande reforço para o desenvolvimento de ações articuladas.
      
A primeira ação começará já nas próximas semanas. Profissionais da área da saúde passarão por um treinamento para padronizar o atendimento às pessoas com sintomas da doença na tríplice fronteira. “Por meio do GT Itaipu-Saúde, dividiremos o conhecimento também com os paraguaios e argentinos, e certamente aprenderemos com eles”, afirmou o recém-empossado diretor da 9ª Regional de Saúde do Brasil, Odair José Silveira.
      

Sezifredo Paz (Vigilância em Saúde do Paraná), Sebastian Tobar (Ministério da Saúde da Argentina) e Ivan Allende (Ministério da Saúde do Paraguai). 

 Casos      
A Província de Misiones, na Argentina, não registrou nenhum caso de dengue esse ano. No Paraguai, houve duas mortes por dengue hemorrágica no Estado de Alto Paraná. Do lado brasileiro, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, foram confirmados 49 casos nas três primeiras semanas de janeiro. Desses, 11 estão em Foz do Iguaçu.
      
Promoção de saúde      
Outro foco do GT Itaipu-Saúde em 2011 será a prevenção de doenças contagiosas como malária, tuberculose e gripe. “Precisamos fortalecer a atenção primária. É mais barato atuar na prevenção do que na cura. Acredito não ser uma constatação apenas do Ministério da Saúde da Argentina, mas também do Paraguai e do Brasil”, ressaltou Sebastian Tobar, diretor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde da Argentina.

Fonte: JIE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário