segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Argentina passa a integrar o GT-Itaipu Saúde

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Itaipu Saúde) conta a partir deste ano com a participação de representantes do Ministério da Saúde da Argentina. Assessores do ministro Juan Luiz Manzur confirmaram presença na primeira reunião do ano marcada para terça-feira, 26, às 9h, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O foco do debate será o combate à dengue na tríplice fronteira.

A experiência do grupo em ações integradas na região foi o ponto forte para a adesão ao colegiado. O interesse foi demonstrado em dezembro, quando Manzur convidou os ministérios da Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina para estudar uma estratégia comum de controle da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Essa ação já é desenvolvida pelo GT-Itaipu Saúde desde 2003.

Segundo o coordenador do GT-Itaipu Saúde, Joel de Lima, assistente do DGB, após a apresentação do histórico e dos resultados dos trabalhos, o governo central daquele país confirmou a necessidade de participar das discussões.

Na avaliação de Joel, a presença de representantes do ministro da Saúde da Argentina reforça o papel desenvolvido por Itaipu na integração regional e, ao mesmo tempo, chancela o trabalho desenvolvido pelo Grupo.

Desde 2003 a Itaipu desenvolve relevante papel no fortalecimento das políticas públicas, em sintonia com a orientação do governo brasileiro, promovendo a cooperação entre os países vizinhos e a integração fronteiriça. “Ao assumir a presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva pediu um olhar especial aos países vizinhos. A Itaipu, por sua característica binacional, saiu na frente neste processo”, destaca.

O GT-Itaipu Saúde iniciou as atividades em 2003, com participantes dos poderes municipais, estaduais e federais do Brasil e do Paraguai. Três anos depois, ganhou novos integrantes. A Argentina aderiu ao grupo por intermédio da Província de Misiones, mas, este ano, o governo central também participará das reuniões.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fronteira é debatida no PTI

O encontro realizado no PTI ajudou a elaborar plano que será entregue ao presidente Lula, em março.

Problemas comuns nas faixas de fronteira do Brasil foram debatidos, na manhã e tarde desta segunda-feira (18), no Espaço Florestan Fernandes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), durante reunião do Grupo de Trabalho Interfederativo sobre a Integração Fronteiriça (GTI), do Ministério da Integração Nacional (MI). Participaram representantes de universidades, empresas e instituições federais, estaduais e municipais que atuam em área de fronteira.

Entre elas, Itaipu. Joel de Lima e Paulino Motter, assessores do diretor-geral brasileiro, representam a binacional no evento. O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, também compareceu.

Paulino Motter (à esquerda) e Joel de Lima representaram a Itaipu no evento.


O encontro foi promovido pelo MI, por meio da Secretaria de Programas Regionais. Segundo Márcia Sartori Damo, secretária de Programas Regionais do MI, a iniciativa faz parte do esforço do GTI para “descentralizar o debate sobre questões relacionadas ao desenvolvimento da faixa de fronteira, envolvendo estados e municípios para buscar a articulação das ações empreendidas pelas várias esferas de governo”.


Em pauta, a análise de problemas como contrabando, violência, desemprego e entraves ao progresso integrado de municípios fronteiriços, além do estudo de alternativas para promover uma nova política de desenvolvimento na faixa de fronteira e a integração do Brasil com seus países vizinhos.

Nesse contexto, a recente criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) foi apontada por Márcia (à esquerda) “como medida exemplar”.


O resultado da movimentada rodada de apresentações e debates foi compilado em um documento que integrará o Plano Interfederativo de Integração Fronteiriça, que será apresentado ao presidente Lula no dia 10 de março, durante a 2ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em Florianópolis.