segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Argentina passa a integrar o GT-Itaipu Saúde

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Itaipu Saúde) conta a partir deste ano com a participação de representantes do Ministério da Saúde da Argentina. Assessores do ministro Juan Luiz Manzur confirmaram presença na primeira reunião do ano marcada para terça-feira, 26, às 9h, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O foco do debate será o combate à dengue na tríplice fronteira.

A experiência do grupo em ações integradas na região foi o ponto forte para a adesão ao colegiado. O interesse foi demonstrado em dezembro, quando Manzur convidou os ministérios da Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina para estudar uma estratégia comum de controle da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Essa ação já é desenvolvida pelo GT-Itaipu Saúde desde 2003.

Segundo o coordenador do GT-Itaipu Saúde, Joel de Lima, assistente do DGB, após a apresentação do histórico e dos resultados dos trabalhos, o governo central daquele país confirmou a necessidade de participar das discussões.

Na avaliação de Joel, a presença de representantes do ministro da Saúde da Argentina reforça o papel desenvolvido por Itaipu na integração regional e, ao mesmo tempo, chancela o trabalho desenvolvido pelo Grupo.

Desde 2003 a Itaipu desenvolve relevante papel no fortalecimento das políticas públicas, em sintonia com a orientação do governo brasileiro, promovendo a cooperação entre os países vizinhos e a integração fronteiriça. “Ao assumir a presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva pediu um olhar especial aos países vizinhos. A Itaipu, por sua característica binacional, saiu na frente neste processo”, destaca.

O GT-Itaipu Saúde iniciou as atividades em 2003, com participantes dos poderes municipais, estaduais e federais do Brasil e do Paraguai. Três anos depois, ganhou novos integrantes. A Argentina aderiu ao grupo por intermédio da Província de Misiones, mas, este ano, o governo central também participará das reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário