quarta-feira, 27 de abril de 2016

Na ONU, IBGE vai elaborar indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Instituto vai chefiar núcleo da organização que definirá como serão monitoradas as 17 metas assumidas por 193 países


Resultado de imagem para odsA definição dos mecanismos para medir a execução da agenda global de sustentabilidade nas áreas ambiental, econômica e social, assumida pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) ao aderirem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS), está sendo coordenada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presidente do instituto, Wasmália Bivar, será a primeira mulher latino-americana a chefiar a Comissão de Estatística da ONU.
A comissão é que irá definir os indicadores a serem usados para medir como as 17 metas estão sendo atingidas pelos países até 2030. O grupo estatístico do organismo multilateral já definiu que serão 231 indicadores globais, que poderão ser adaptados às realidades de cada país.
Cada indicador será flexível para se adaptar ao longo do tempo, considerando as particularidades locais, segundo Wasmália. “A partir dos indicadores vai ser possível que se avalie a evolução nacional, regional e mundial dos fenômenos ambientais, sociais e econômicos sobre os quais a política está intervindo”, afirma.
A presidente do IBGE e da comissão da ONU participou nesta terça-feira (26), no Instituto Rio Branco, em Brasília, de seminário sobre o tema promovido em parceria com o Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável, o Centro Rio+20 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Wasmália ressaltou que os 231 indicadores ainda serão lapidados para que haja a adesão maciça dos países. Ao todo, 133 países participam do debate sobre os indicadores.
Desafios técnicos
O diretor do Centro Rio+20, Rômulo Paes, avalia que para os indicadores “viverem” ao longo do tempo será necessário superar “desafios técnicos” ainda em desenvolvimento. “Essa compreensão é importante, porque mostra que o mesmo espírito que forjou um agenda tão diversa também está presente na hora da implementação técnica dessa agenda”, diz.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visam atingir as 7 bilhões de pessoas que ocupam o globo terrestre – incluindo os países desenvolvidos – em cinco eixos: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Esses eixos estão contemplados nos 17 ODS.
Os objetivos são formados por 169 metas, que passam pelo acesso à água potável, igualdade de gênero e erradicação da pobreza - entre outros, como os da área econômica: consumo consciente, trabalho e energia limpa, etc.
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Fonte: Portal Brasil, com informações do IBGE PNUD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário