quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ponte da Amizade será o novo cartão-postal da fronteira

A Ponte Internacional da Amizade, principal ligação entre o Brasil e o Paraguai, poderá ser mais um atrativo turístico de Foz do Iguaçu e um cartão-postal da Região Trinacional. Uma comitiva de empresários e representantes do setor público apresentou na tarde desta quarta-feira, 22, o pré-projeto de Iluminação de um das maiores pontes de vão livre do mundo – pouco mais de 500 metros –, bem como restauração, paisagismo e humanização nas áreas laterais à prefeita de Ciudad Del Este Sandra Zacarias e empresários paraguaios. A reunião foi realizada no Hotel Acaray, em Ciudad del Este.

Segundo Danilo Vendrúsculo, presidente do Conselho Superior da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), embora o projeto tenha sido elaborado e deverá ser custeado pelo Brasil, a Ponte da Amizade pertence aos dois países, por isso, foi apresentado a lideranças paraguaias. “Tivemos uma boa aceitação e alguns empresários sinalizaram interesse em ajudar a buscar os recursos”, explicou.

“Este é um projeto que vislumbro há muito tempo. Trará desenvolvimento tanto para o Brasil como para o Paraguai. Com certeza mudará a realidade local”, disse a prefeita.

Detalhamento

Após esta apresentação, o grupo fará o detalhamento do projeto, inclusive o levantamento dos custos, previsto para ser concluído em janeiro. O estudo prevê a pintura, instalação de lâmpadas de LED em toda a extensão da ponte, revitalização e urbanização das cabeceiras, bem como o aumento do  número de guichês para atender turistas na Aduana brasileira.  Um orçamento inicial aponta um investimento de R$ 5 milhões.

De acordo com o pré-projeto, as cores das lâmpadas variarão em períodos do ano. Em outubro, por exemplo, mês de sensibilização ao Câncer de Mama, a ponte será iluminada de rosa. 

Cultural

Devido às características da ponte, a proposta dos empresários é transformar a Iluminação em projeto cultural. Assim, empresas privadas poderão patrocinar com valores deduzidos do imposto de renda.

Para Joel de Lima, integrante do grupo, a ponte é símbolo da união e integração dos países. A revitalização deste espaço garantirá mais qualidade de vida e desenvolvimento regional. “A Iluminação da Ponte é o terceiro passo de um projeto iniciado há 10 anos com a construção das aduanas brasileira e paraguaia e será encerrado com a revitalização e urbanização da Avenida Beira Rio, em Foz do Iguaçu”, destacou Joel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário