sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lygia Pupatto lança“Muito além do jardim” em Foz

A professora Lygia Pupatto, ex-secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná, lançou, na quinta-feira, em Foz do Iguaçu, o livro "Muito além do jardim". O evento realizado na Livraria Nobel reuniu professores, jornalistas, acadêmicos e amantes da literatura. A obra já foi lançada em várias cidades do Estado, como Curitiba, Cascavel e Toledo.

No livro, Lygia descreve de forma poética os desafios e experiências na implantação do Programa Universidade Sem Fronteiras, considerado o maior programa de extensão universitária do Brasil.

Segundo a escritora, quando era reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sentia a necessidade de agregar algo à formação dos alunos. E começou a trabalhar na idealização do programa. Ela queria que os acadêmicos deixassem a universidade sabendo como exercer a profissão e, ao mesmo tempo, mais humanos.

A ideia do livro surgiu logo depois. Como conta Lygia, era cobrada pelos professores e amigos a relatar os resultados do programa. “Além do meu olhar, nas 61 páginas da obra há vários depoimentos de alunos e pessoas beneficiadas pelo Universidade Sem Fronteiras”, disse.

Joel de Lima, Renata Pialarissi (gerente da Nobel), Lygia e o vice-prefeito de Foz, Chico Brasileiro

O programa


O programa Universidade Sem Fronteiras envolve 5.400 estudantes recém-formados e bolsistas que trabalham em 600 projetos localizados em 280 municípios do Paraná. São 13 instituições envolvidas.

Desde a implantação, em 2007, até o final de 2010 serão investidos R$ 50 milhões no projeto.

Para ela, o programa é uma forma de retribuir à sociedade o investimento gasto nas universidades públicas. “A universidade pública depende do dinheiro da comunidade, nós temos de dar alguma coisa de retorno à sociedade".

O Universidade Sem Fronteiras é considerado um dos motores de desenvolvimento do Paraná e considerado, hoje, o maior programa em investimento financeiro e capital humano do Brasil.

A proposta já foi exportada para a Argentina e Europa. “Estamos acostumados a importar, mas esta experiência está sendo exportada”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário