quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Brasil é o 3º país que mais investe em educação, diz OCDE

Em 2000, o Brasil havia investido 2,4% do PIB na Educação Básica; em 2012, o valor praticamente dobrou, para 4,7%; País é um dos que mais investe entre as 38 nações avaliadas


Mais de 17% do total do investimento público brasileiro foi destinado à educação em 2012
O Brasil é o terceiro país que mais investiu proporcionalmente na educação, aponta o relatório Education at a Glance, divulgado nesta terça-feira (24) em Brasília pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 
Mais de 17% do total do investimento público brasileiro foi destinado à educação em 2012. Apenas México e Nova Zelândia apresentaram maior proporção do que o Brasil entre os 38 países analisados nesta categoria.
O volume de recursos que o País aplicou nos últimos anos na Educação Básica também demonstra os avanços no sistema educacional brasileiro. Em 2000, o Brasil havia investido 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação Básica. No ano de 2012, o valor praticamente dobrou, para 4,7% do PIB, acima da média recomendada pela OCDE, de 3,7%.
Para o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa, os avanços brasileiros são resultado de um histórico de investimento da sociedade nesse setor. "Educação não é corrida de 100 metros. É uma maratona. As mudanças de agora só darão resultado depois. O que nós fizemos como sociedade, ao longo desses anos, está dando esse resultado positivo. Agora temos de continuar os avanços”, declarou.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, explicou que os dados são de grande importância não só para validar o esforço brasileiro em investir na educação, mas também para guiar os caminhos futuros. “Os dados representam a educação como ela é. O objetivo é dar uma visão clara para que possamos melhorar”, relatou.
Educação de qualidade
Além do aumento dos investimentos na área da educação, a publicação também constatou a melhora na qualidade das escolas brasileiras, avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Enquanto a média da OCDE do crescimento na avaliação é de 0,36 ponto entre 2003 e 2012, o Brasil obteve o aumento de 0,63 ponto.
A coordenadora do Education at a Glance, Corinne Heckmann, avalia que o Brasil teve um avanço significativo no acesso a educação, mas que o próximo passo é a melhora na qualidade do sistema educacional. Durante o evento de divulgação, ela ressaltou que “com a aprovação do Plano Nacional de Educação, é possível ver o comprometimento do País indo nesta direção”.
A publicação
Education at a Glance é um relatório anual que apresenta dados sobre a estrutura, financiamento e o desempenho do sistemas educacionais referente a 46 países, entre os países membros da organização da OCDE e outras nações parceiras, possibilitando a comparação internacional. O Brasil não é membro da Organização, mas tem se destacado por ser uma das nações mais ativas na construção do relatório.
Fonte: Portal Brasil
Brasil é 3º em investimento em educação na OCDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário