O escritor Nilton Bobato lança o livro“Prosa de Estrada”, em Foz do Iguaçu, no dia 17/09, às 18h30, na Fundação Cultural.
“Prosa de Estrada” também será lançado em São Paulo, no dia 19/09, às 18h, no EKOA Café da Vila Madalena. No dia 21/09, às 18h30, no Espaço Metrópolis Gourmet, em Brasília. No dia 24/09, às 18h30, na Livraria do Museu da República, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e no dia 30/09, às 19h, no Palacete Wolf, em Curitiba.
Como o próprio nome sugere, a obra foi escrita ao sabor das andanças pela vida, nos locais de parada em cada estação, nas viagens à Brasília, nos ônibus, nos vários locais de destino provocados por sua atuação política e literária. "Prosa de Sacada" é composto por 21 contos e sucede a obra do mesmo gênero “Prosa de Sacada".
Para o escritor, a narrativa é construída sem pretensões técnicas ou categóricas. “Prosa de Estrada é uma coletânea de contos sem compromissos com a temporalidade, com o espaço ou com temáticas, até mesmo sem compromissos com qualquer formato literário, quer apenas narrar histórias, prosear”, diz o escritor.
Prosa de Estrada
Com autoridade sobre o universo literário e percepção aguçada, o psicólogo Mauro Tietz, desvelou no prefácio o implícito nos contos do escritor, cujo olhar repousa no cotidiano autômato. “Talvez aí resida a qualidade da obra de Nilton Bobato: retratar a vida de parcela – se não a maioria – dos que estão dispersos na malha social. Os contos mostram seres que não alcançam as dimensões da sua própria condição ou mesmo da avalanche desoladora de possíveis soluções para explicar nosso tempo medíocre”.
A escritora e editora, Izaura Franco, registrou sua impressão na orelha do livro, apresentando Nilton Bobato ao lado de escritores renomados como Fernando Sabino. “Digno de figurar entre os grandes nomes da literatura, o escritor Nilton Bobato nos lembra Fernando Sabino em o seu “O Homem Nu”, capaz de, com humor, nos entreter e divertir com uma situação que qualquer um estaria chorando, não fosse ficção”.
Sobre o autor
Nilton Bobato, nascido em 1967, reside em Foz do Iguaçu, no Paraná, desde 1980, e esta região da tríplice fronteira, seus conflitos, sonhos e personagens, seu encontro de tragédias e vitórias, constrói o cenário principal de seus contos, crônicas e poemas. Professor de língua portuguesa, é membro do Colegiado do Livro, Leitura e Literatura e do Conselho Nacional de Política Cultural (2010-2012).
É vereador em Foz do Iguaçu pelo PCdoB (2009-2012) e autor dos livros RISOS DA FRONTEIRA (2003), PRATO FEITO (2005), PROSA DE SACADA (2005), SOBREMESA (2008) E UM BRINDE A TRÊS AMIGOS (2010). Em 2006, recebeu menção honrosa do Concurso Nacional de Poesias “Helena Kolody” com o poema “O MURO E O CORPO”. Em 2007, foi o único brasileiro a integrar a antologia latino-americana de poesias “POETAS DE CARA AL SIGLO”, com autores de 9 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário