sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Aulas do Doutorado em Saúde Pública começaram nesta sexta-feira (27)

A aula magna curso do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Saúde Pública em Região de Fronteira, resultado de uma parceria entre a Unioeste e Universidade Estadual de São Paulo (USP), com apoio da Itaipu Binacional, ocorreu nesta sexta-feira, 27, ministrada pela professora doutora Carmem Gracinda, da USP, e por Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu, que integra o Conselho de Campus da Unioeste/Foz.


As atividades foram realizadas no Auditório da Unioeste “Professor Alcibíades Luiz Orlando”, com capacidade para 400 pessoas sentadas, inaugurado também nesta sexta-feira.

A diretora do campus Renata Camacho agradeceu o apoio da Itaipu tanto na construção do auditório como na implantação do doutorado. “Nesses oito anos como diretora a Itaipu sempre foi parceira em todas as nossas ações”.


Durante sua exposição,  Joel fez uma contextualização sobre o desenvolvimento das regiões de fronteira e os desafios de promover a integração sob todos os aspectos, econômico, cultural, político e social.  “A criação deste curso pode ser considerada um exemplo de integração. Não podemos pensar saúde de fronteiras olhando apenas um lado. As pesquisas poderão ajudar a solucionar problemas transfronteiriços dos três países”. Ele lembrou que o Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, vem há 11 anos reunindo profissionais de saúde dos três países para debater ações em prol da saúde pública da população. 

Tríplice

A coordenadora do Dinter, Suzana Munhoz, fez uma analogia do curso e dos futuros doutores com a região da Tríplice Fronteira. Segundo Suzana, “Tríplice Fronteira” significa a combinação de três figuras unidas para solucionar alguns problemas. “Temos aqui três cidades gêmeas, contudo, diferentes. Com suas singularidades, mas convivendo de forma harmônica entre elas”.

Apesar de distintas, as três tem várias necessidades em comum. Entre elas, profissionais preparados para atender a comunidade.

Para Suzana, esses profissionais devem ter três características. Precisam ser humanos, no sentido de sensível, amoroso e solidário. Também competentes, capazes de dar conta do trabalho e por fim, honestos, ter honra e desenvolver suas atividades com caráter e competência. “São essas competências que trabalharemos durante nosso curso”.

Para finalizar, a coordenadora citou que o doutorado é fruto da união de três instituições: duas com a missão gerar conhecimento e uma de produzir energia, no entanto, com a proposta comum de formar profissionais capacitados para atender esta população.

O doutorado

O curso está sendo oferecido para 20 alunos brasileiros e dez paraguaios. As aulas serão ministradas por professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP de Ribeirão Preto no campus da Unioeste, em Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário