quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Uma lição fora da água: atletas conhecem a destinação do lixo

Agora atletas terão mais condições de fazer a escolha correta antes de dar a destrinação adequada ao lixo.
 

Os integrantes dos Projetos “Meninos do Lago” e “Velejar é Preciso”, mantidos pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional, conheceram nesta terça-feira, 5, como é feita a destinação do lixo em Foz do Iguaçu. A ação fez parte das atividades de Educação Ambiental que acontece dentro da Oficina do Futuro.

 Pela manhã, o grupo visitou o Aterro Sanitário. Já à tarde, o grupo conheceu a Central de Triagem da Itaipu, considerada modelo. “Foi uma experiência muito bacana. Agora sabemos para onde vai cada embalagem. Podemos dar a destinação correta ou simplesmente mandar para o aterro”, disse a canoísta Ana Paula Castro.
Maryane Camargo, que também é canoísta, disse que a lição de reciclagem aprendida na Central de Triagem e no próprio aterro ela usará para a replicação num projeto de compostagem que ela desenvolve na Vila C para um grupo de adolescentes. “Temos uma compostera (transforma materiais orgânicos em adubo). Queremos ampliar e incentivar todo o bairro a dar destinação correta ao lixo”, explicou.

 
A questão do lixo é preocupante. A Central de Triagem da Itaipu recicla 7 toneladas de lixo por mês. Só o aterro recebe por dia 1 tonelada de resíduos, dos quais 40% poderiam ser reciclados.

Educação Ambiental
Segundo a coordenadora, Lucilei Rossasi (MAPE.CD), as atividades com os atletas foram divididas em etapas. Na primeira, eles aprenderam sobre a importância de cuidar da água e manter os rios limpos para a prática do esporte. Na segunda, levantaram os problemas do local onde vivem; apresentaram sugestões para as mudanças, receberam noções de primeiro-socorros e agora, conheceram a destinação do lixo.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário