quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Conselho da Vila C é Ponto de Cultura de Foz


O Ministério da Cultura reconheceu nesta semana o Conselho Comunitário da Vila C (CCVC) como um dos novos cinco Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu. Com esse aval, durante três anos, o CCVC receberá um recurso de R$ 5 mil mensais para ampliar os trabalhos desenvolvidos em prol dos moradores do bairro.
    
Hoje, com o apoio do Programa Energia Solidária, da Itaipu, o Conselho Comunitário atende 2 mil pessoas com cursos profissionalizantes, atividades esportivas, culturais e jurídicas. O objetivo é oferecer mais duas oficinas: de capoeira e street dance.
    
A entidade é avalizada como Ponto de Cultura por atuar nas comunidades contribuindo para o acesso aos meios de formação, produção e circulação cultural. Os valores deverão ser gastos no custeio das atividades e na aquisição de equipamentos e instrumentos para a produção de conteúdos de cultura.
    
“Sem Itaipu, não existiríamos. A Itaipu é nossa parceira e garante o bom andamento do CCVC. Esse reconhecimento veio para somar e nos ajudar a manter nosso trabalho”, explicou o presidente do conselho, Cláudio Vilmar Schneider.
    
Segundo Maria Emília Medeiros de Souza, da AS.GB, para ser contemplado como Ponto de Cultura, a instituição precisa provar a promoção de ações gratuitas junto a crianças, jovens e outros grupos sociais, contribuindo para a democratização da arte e da cultura. “Para nósm, da Itaipu, é uma conquista também, pois nosso objetivo é contribuir para o crescimento das entidades e a busca por novas parcerias”, disse.
    
Novos Pontos
     
Além do CCVC, foram contemplados também o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP), Centro de Cultura Popular, Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná (Coart) e Casa Maria Porta do Céu.  Agora, a Rede de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu contará com 14 entidades, abrangendo diversos segmentos da prática e do fazer artístico e cultural. A expectativa é que, em 2015, Foz seja contemplada com outros 10 Pontos de Cultura.
    
Os Pontos de Cultura colaboram para o fortalecimento institucional dos grupos e coletivos culturais que já desenvolvem ações. Ainda, fomentam a articulação entre arte e cultura e estimulam a promoção da cidadania junto aos segmentos populares da sociedade.
    
Em Foz do Iguaçu, o programa é resultado da parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Prefeitura Municipal, com a gestão da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação.
    
Mais Cultura
    
Em todo o país, acontece um processo de fortalecimento do Programa Cultura Viva, ação que desenvolve os Pontos de Cultura. Além da Teia Nacional da Diversidade, ocorrida neste ano com mais de 2,5 mil organizações culturais de todo o Brasil, estão sendo ofertados editais em várias cidades e estados. 


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário