quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Concluída mais uma etapa das Oficinas do Futuro

Após uma série de encontros para aprender mais sobre o meio ambiente e a proteção das águas, os 220 integrantes dos projetos Meninos do Lago e Velejar é Preciso – mantidos pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional – encerraram, nesta quarta-feira (27), mais uma etapa das atividades de Educação Ambiental da Oficina do Futuro, no Ecomuseu.
   

Jovens participaram dos debates e deram sugestões.
   
Os jovens fizeram um levantamento dos problemas ambientais das comunidades onde moram e se comprometeram a formar um time em defesa dos rios e córregos. “Em água suja não podemos praticar nosso esporte. O jeito é cuidar e incentivar outras pessoas a cuidarem também”, disse o canoísta Felipe da Silva, de 11 anos.
   
O velejador Fernando Castro, de 13 anos, decidiu que vai incentivar os professores e colegas de sua escola a separar o lixo. “Na minha escola não há coleta seletiva. Não podemos continuar misturando o lixo reciclável com o orgânico”, afirmou.

   

"Não vamos deixar sujarem as águas", disse Daniela Sofia.
    
Divulgar para os pais e amigos a importância da reciclagem é a meta da canoísta Daniela Sofia, de 9 anos. “Não quero mais que joguem lixo na rua. Podem sujar a nossa água”.
    
Segundo a coordenadora dos trabalhos, Lucilei Rossasi (MAPE.CD), a oficina foi dividida em três etapas. Primeiro, aprenderam sobre a importância de cuidar da água e manter os rios limpos para a prática do esporte; depois, levantaram os problemas do local onde vivem e, por fim, apresentaram as sugestões para as mudanças. “Procuramos despertar o protagonismo desses jovens, para que não fiquem apenas esperando que os outros façam”.

     

Lucilei falou da importância do protagonismo.
     
Segundo Alexandre Pacheco, da Assessoria da Diretoria Geral Brasileira, essa oficina ajudou no amadurecimento e aprimoramento dos atletas. “Além de serem beneficiados pelos projetos esportivos e educacionais, eles estão tendo a oportunidade de ampliar os conhecimentos e desenvolver olhar crítico sobre o ambiente”.
     
As Oficinas do Futuro continuam. Na próxima etapa, o tema dos trabalhos será Educação Financeira.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário