domingo, 16 de março de 2014

Com o apoio de Itaipu Patronato forma mais de 100 profissionais

O Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu formou 112 profissionais para atuarem nas áreas da construção civil e confecção. A entrega dos certificados e já a admissão nas empresas parcerias ocorreu na última sexta-feira (14).

Pela manhã, a solenidade de formatura dos cursos de Pedreiro e Armador de Ferro, foi no campus da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) onde 37 alunos fizeram os estágios e foram contratados pelas empreiteiras que trabalham na construção do campus. À tarde, no Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher Vitima de Violência - CRAM, receberam os certificados os alunos dos cursos de Confecção e Auxiliar de Manutenção Predial.

Com o apoio da Itaipu Binacional, cada curso teve duração de 160 horas durante 30 dias. Todas as vagas foram destinadas para egressos do sistema prisional, e pessoas em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pela Secretaria de Assistência Social.

Segundo a diretora geral do Patronato, Luciane Ferreira, o objetivo não é oferecer capacitação, mas reinserir os egressos na sociedade dando uma oportunidade de trabalho. “Antes de iniciarmos um curso, fazemos uma triagem das vagas disponíveis na cidade. Assim, ao término das aulas, já são contratados”, explicou.

Nas próximas semanas inicia mais um curso de Pedreiro. Serão 50 vagas. “Temos 4 grandes empreendimentos sendo construídos na cidade; 2 shoppings e 2 hotéis e não temos mão de obra qualificada”, afirmou.

1º emprego

Francielle dos Santos de 23 anos fez o curso e Confecção e agora, pela primeira vez, trabalhará de empregada e com carteira assinada. “Nunca trabalhei. Estou com um frio na barriga, mas bem feliz com esta oportunidade”, disse.

Alexandre Pacheco, da Assistência da Diretoria Geral (AS.GB) parabenizou os formados. “Vocês acreditaram que poderiam mudar suas histórias. Esse foi o primeiro passo”. E completou: “Itaipu sempre será parceira de iniciativas transformadoras como essa”.

Apoio

A Itaipu também apoiou a reforma do prédio onde funciona o Patronato e firmou um termo de convênio que implantou o Núcleo de Orientação e Atendimento Jurídico do Patronato.
 O núcleo funciona na sede da instituição e tem como atributos o atendimento e assistência jurídica aos egressos do sistema penitenciário local e aos assistidos pela Secretaria de Assistência Social. No total, os dois advogados e os quatro estagiários do curso de Direito da Unioeste fazem em média 600 atendimentos por mês.
   
O convênio, no valor de R$ 625 mil, tem duração de cinco anos. Os recursos são repassados pela Itaipu à Unioeste, responsável pelo gerenciamento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário