segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A partir deste ano, iluminação da Itaipu no mês de outubro será sempre rosa


 A partir deste ano, em todos os meses de outubro, a iluminação da barragem de Itaipu ganhará tons de rosa para marcar a luta contra o câncer de mama. O anúncio foi feito pela diretoria de Itaipu em solenidade no Mirante Central da usina, durante o espetáculo de luzes, na noite deste sábado (19), em Foz do Iguaçu. A iniciativa é binacional.
   
Quase 500 pessoas assistiram à iluminação especial da barragem. Estiveram presentes os diretores-gerais brasileiro e paraguaio da Itaipu, respectivamente Jorge Samek e James Spalding; a ministra da Mulher do Paraguai, Ana Maria Baiardi; o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; além de outros diretores brasileiros e paraguaios da binacional, prefeitos e autoridades de nove municípios da região e integrantes de diversas associações de luta contra o câncer.
    

Em discurso, Jorge Samek mencionou uma experiência pessoal. O diretor lembrou que a esposa, Maria Olívia Samek, já enfrentou um câncer de mama. “Posso dizer que o câncer não afeta apenas a mulher ou o homem. Afeta toda a família. Mas também posso dizer que minha esposa hoje é uma pessoa ainda melhor do que era antes da doença, pois hoje ela valoriza mais a vida e vê os problemas de uma forma mais leve”, relatou.
  
    
A assistente da Diretoria Financeira da Itaipu, Verónica Duarte de Melgarejo, em depoimento emocionado falou sobre a experiência de estar enfrentando um câncer de mama recém-descoberto. “O exame preventivo foi essencial para que eu pudesse estar aqui hoje”, enfatizou, reforçando também a importância do autoexame das mamas.
     
Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro da binacional e coordenador do evento, explicou que a Itaipu já participa ativamente da campanha contra o câncer de mama há anos, mas até então eram ações mais direcionadas ao público interno e às comunidades assistidas pelos programas sociais da empresa. “Representando Brasil e Paraguai, temos orgulho de trazer uma contribuição binacional a esta campanha tão importante”, disse.
    
Pelas mulheres
    
A iluminação diferenciada da barragem é uma iniciativa do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu, atuante entre brasileiros e paraguaios. “Uma arquitetura grandiosa como a da Itaipu não podia ficar de fora de uma campanha grandiosa como o Outubro Rosa”, disse a coordenadora do programa, Maria Helena Guarezi.

      

Ao longo deste mês, parte das luzes tradicionais do espetáculo da Iluminação da Barragem, que acontece às sextas-feiras e sábados, ganhou coloração rosa nos condutos forçados e parte do vertedouro. Além disso, uma projeção no Edifício de Carga e Descarga da margem esquerda estampa a fita cor-de-rosa e o nome da campanha. O especialista em luminotécnica Peter Gasper, responsável pelo projeto da Iluminação, ajudou a equipe técnica a fazer as adaptações necessárias.
     
Prevenção acima de tudo
     
A cada ano, são registrados cerca de 1,6 milhão de novos casos do câncer de mama em todo o mundo – a maior parte entre mulheres, mas os homens também podem desenvolver a doença. Há cura, mas para que os tratamentos sejam eficazes, é preciso que a doença seja descoberta o quanto antes. Por isso, a palavra de ordem é prevenção: fazer o autoexame, fazer consultas periódicas com o ginecologista e exames de mamografia.

Responsável pelas ações de prevenção e apoio às mulheres com câncer em Foz do Iguaçu, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu, Cláudia Pereira, enfatizou o papel de cada mulher na luta pela própria saúde. “Essa enfermidade é silenciosa. Não dói. Por isso, a mulher tem que estar sempre motivada a olhar para si.”
     

Contribuição
    
Durante a cerimônia, foi entregue ao presidente da Fundação Apostar Pela Vida de Ciudad Del Este, Dario Villalba, o valor arrecadado com a venda de camisetas no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu em Hernandárias. Foram arrecadados cerca de 12 milhões de guaranis, que serão inteiramente repassados para o projeto da nova sede e clínica de oncologia da fundação.
    
Luzes
     
Os turistas e moradores de Foz do Iguaçu poderão ver a “usina rosa” às sextas e sábados, às 21h no horário de verão. A Iluminação da Barragem tem um público médio de 300 pessoas por dia. Foi criada em 2001 e renovada dez anos depois. No show, refletores e luminárias se acendem em sincronia com uma trilha sonora criada especialmente para o espetáculo.

Outros monumentos ao redor do planeta que ganham luzes rosa em outubro são a Torre Eiffel, em Paris; a Estátua da Liberdade e o Empire State, em Nova York; a Casa Branca, em Washington; o Palácio de Buckingham e a Torre de Londres, na capital britânica; as Cataratas do Niágara, no Canadá; o Taj Mahal, na Índia; o Cristo Redentor, o Palácio do Planalto e o Jardim Botânico de Curitiba no Brasil; além de muitos outros monumentos, edifícios, prédios públicos, ruas, praças e pontes de vários países do mundo. 


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário