terça-feira, 22 de outubro de 2013

Você já fez um check-up da coluna?



O que é o check up da coluna?

O check upda coluna é o exame clínico da coluna realizado para identificar possíveis problemas de origem mecânica a exemplo das dores, tensões, formigamentos de origem da coluna. Tais problemas podem ser identificados e tratados no estágio inicial, antes mesmo de se ter dores fortes, e também em situação de limitação instalada.

A partir dessa avaliação é tomada a decisão quanto ao prosseguimento do tratamento mais adequado, se for o caso, ou reforçado os procedimentos de prevenção. Também pode ser utilizado para acompanhar a evolução de um problema de dores já tratados buscando adquirir e preservar habilidades importantes para os afazeres comuns e também esportes e lazer.

Em que idade se deve fazer o check up  da coluna?
 
Em qualquer idade principalmente quando se inicia a vida escolar já se deve fazer o primeiro exame e orientações posturais à criança. Assim como se recomenda ir ao dentista a cada 6 meses, recomendamos fazer um exame anualmente da coluna vertebral. Se nunca foi feito o exame da coluna o ideal é procurar o quanto antes fazer uma consulta tendo ou não dores

Como é feito o exame da coluna?

A avaliação é feita através da aplicação de movimentos da coluna do paciente comparando aos parâmetros conhecidos de movimentos normais. Do mesmo modo que o cardiologista afere o comportamento do coração enquanto andamos ou corremos na esteira, a coluna também pode ser testada quando em movimento. Os resultados desse exame são avaliados de acordo com a idade, atividade e outros fatores biológicos da pessoa.

Quais são as vantagens de se fazer o check up da coluna?

A maior vantagem de se fazer o check up da coluna regularmente é manter-se adiantado com relação aos problemas musculoesqueléticos e não ser pego de surpresa por eles. Não raro temos problemas ao iniciar uma atividade física ou em momentos estressantes da vida. A avaliação poderá esclarecer se a dor é um processo natural de “destravamento” após um período de inatividade, ou se é algo que precisa ser tratado.

O check up da coluna pode ser feito em casos onde há também problemas a exemplo de hérnia de disco, dor ciática, formigamentos, artrose, desgastes ou degeneração. O objetivo é avaliar as  possibilidades de solução e alívio das dores através do Método Mckenzie.

*A grande vantagem é poder viver sem dor, realizar atividades diárias e as de lazer tranquilo.

Onde podemos encontrar um bom exame de avaliação da coluna?

Atualmente o Instituto Mckenzie® tem divulgado no mundo inteiro a importância dos cuidados primários para evitar problemas musculoesqueléticos. A ideia da prevenção em relação às dores da coluna envolve cuidados diários, e manutenção principalmente enquanto as dores estão no início.

Em acordo com essa medida a Clínica Fisiológica oferece o check up da coluna vertebral mais adequado para quem quer ter uma vida sem dores. Após esse exame detalhado o paciente será orientado para fazer o próprio autocuidado diário da coluna, evitando as dores ou estabelecendo um plano de tratamento adequado.


Viva sem dor.
Agende sua avaliação ligue (45) 3025 2064
Clínica Fisiológica (45) 30252064
Dra : Jeane Michelle Pontes , Cert.MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário